Senadora Serys faz avaliação da crise mundial
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que a crise econômica mundial não abalará o País. “Não há crise que atinja o Brasil de frente hoje, de jeito nenhum. Essa crise vai passar de raspão e de lado pelo Brasil”, afirmou Serys. Segundo a senadora, as iniciativas preventivas estão sendo tomadas pelo governo Lula e defendidas por lideranças petistas. “Eu não sou propagadora do caos. Os propagadores do caos são os especuladores que querem ganhar dinheiro às custas de uma possível crise que pode acontecer”, ressaltou.
Para ela, o Partido dos Trabalhadores está contribuindo para administrar este momento de crise. “As vacinas estão sendo dadas de forma preventiva. Como recursos que já foram liberados para o plantio e como tantas outras iniciativas”, argumentou.
Apesar de não acreditar na crise ou pelo menos no pequeno impacto que isso poderá gerar no Brasil, Serys contraria a tese de que o PIB tenha alguma influência e volte a cair. “Tem gente dizendo que o PIB do Brasil vai cair. Eu não acredito. O PIB no Brasil hoje está assegurado pelas exportações e pela forma diferenciada de inserção das classes D e E no mundo de consumo brasileiro. Eles estão consumindo mais, comendo mais e vão continuar. O país continua gerando emprego, o país está andando”, frisou. Na opinião de Serys uma nova ordem econômica e mundial será esboçada daqui por diante.
Esta semana, a crise mundial volta a ser discutida durante o Fórum da GLOBE de Legisladores das Américas, que ocorre na Cidade do México, nos dias 21 a 23 de novembro. Setenta legisladores de vários países estar4ão reunidos com o objetivo de avaliar uma estratégia para enfrentar o duplo desafio da crise financeira e climática mundial. O encontro busca facilitar o diálogo entre legisladores, antes das negociações entre os países desenvolvidos e emergentes em torno da proposta de acordo sobre aquecimento global a ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Poznan, na Polônia, no início de dezembro. Do Brasil, a senadora Serys Slhessarenko presidirá a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21. Junto com ela, outros três parlamentares também irão evento: senador Renato Casagrande (PSB-ES), senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP).
Comentários