Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Junho de 2013 às 06:44
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes anunciou a criação do grupo de apoio à gestão
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes anunciou a criação do grupo de apoio à gestão
Usando a sua experiência de empresário, o prefeito Mauro Mendes (PSB) está viabilizando uma equipe de apoio à gestão para desburocratizar os serviços oferecidos pelo Palácio Alencastro. A intenção é dar mais agilidade aos procedimentos e facilitar a vida do contribuinte. 


“A desburocratização, ou seja, a revisão de processos, a evolução da gestão é necessária. Hoje todas empresas buscam isso cotidianamente. Isso está no foco das empresas que crescem mais, e o poder público não pode ser diferente. Nós não podemos ficar aqui presos a leis que foram feitas há 20, 30, 40 anos, pois estamos à luz de uma outra realidade. Então, isso é um conceito que eu carrego comigo como empreendedor da iniciativa privada e que estou tentando trazer para a vida publica”. 


Para tanto, o socialista baixará nos próximos dias um decreto oficializando a criação deste grupo, que será formado por 10 servidores efetivos, sendo um de cada secretaria. A previsão é que a equipe já esteja trabalhando no início do próximo mês. 


“Trata-se de uma equipe interna, que será criada com um corpo interno, remanejando alguns funcionários de carreira da Prefeitura. Não vou criar nenhum cargo, vou pegar um ou dois profissionais de cada secretaria para formar este grupo, que será estritamente técnico. Eles vão estudar as leis, os procedimentos, os processos”, explica. 


De acordo com o chefe do Executivo Municipal, algumas normas foram implantadas em gestões passadas e nunca passaram por uma revisão, o que acarreta acúmulo desnecessário no cotidiano da prefeitura. 


Desta forma, os procedimentos realizados nas 26 pastas do município devem passar por análise. “Você tem que procurar se reinventar no seu negócio, fazer de forma mais ágil, eficiente. Então, nós vamos criar esta equipe, que eu estou chamando de “Apoio à Gestão”, que vai cuidar da modernização e da eficiência da máquina municipal em todas as secretarias. Fluxo de processo, de modus operandi, enfim”. 


Mendes ainda acrescenta que pode ser necessária a mudança de alguns itens da Legislação municipal. “Pode ser que algumas coisas precisem de uma mudança legal. Você tem muito fluxo de processos de rotina que às vezes são feitos há décadas da mesma foram e necessitam apenas de uma revisão”. 


Por conta disso, o socialista garante que a equipe irá atuar em conjunto com as pastas durante todo o seu mandato. “Enquanto eu for prefeito, teremos esta equipe de gestão. Por isso queremos quadros efetivos, pois este será um legado importante para os próximos gestores. E as modificações serão sempre necessárias”. 


O primeiro passo para a desburocratização já foi dado com a assinatura termo de cooperação com a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) que define a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A partir de agora, a abertura e fechamento de empresas no município poderão ser feitos em até 48 horas. 


“A Prefeitura tem o dever de buscar soluções para o desenvolvimento da cidade. Agora podemos diminuir a burocracia e oferecer meios para que novos empresários gerem renda, emprego e pagamento de impostos, estimulando a economia em Cuiabá”, afirmou. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16926/visualizar/