Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 15:27

    Imprimir


A expectativa é para que a greve seja suspensa e negociações sejam retomada.

Depois de aproximadamente duas horas de conversações, o Governo do Estado e o Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário de Mato Grosso (Sintap), representando os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) chegaram a uma definição e a expectativa é para a suspensão da greve do setor para os próximos dias. Os servidores do Indea estão paralisados desde o dia 17 de novembro.

A principal contraproposta apresentada pelo Governo para que os servidores do Indea retornem ao trabalho foi a retirada da mensagem que trata do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Assembléia Legislativa. “Vamos retirar a mensagem que está na Assembléia para que ela seja revista, com a participação do sindicato. Não enviaremos a mensagem nova sem que haja consenso das duas partes”, ressaltou o secretário da Casa Civil, Eumar Novacki, que também conduziu a reunião.

Conforme Novacki, ainda há também a expectativa de uma revisão dos cálculos da ação judicial que favorece 102 profissionais da área, o que poderá dar um equilíbrio maior entre os servidores do Indea. “Apesar de estarmos dependendo de uma decisão judicial, já podemos começar a trabalhar os novos cálculos de subsídio com a Secretaria de Estado de Administração, com base no que entendemos que será reduzido”.

Mas, o secretário da Casa Civil ressaltou que essas medidas somente serão adotadas se os servidores do Indea retornarem às atividades normais. “É uma condição para darmos continuidade nas negociações”.

A presidente do Sintap, Dianyeire Dias de Souza, afirmou que com essas novas propostas é possível manter uma nova conversação com a base e ter uma resposta nos próximos dias.

“A reunião foi bem esclarecedora e positiva. Com certeza as negociações avançaram muito, principalmente com a retirada da mensagem com o novo PCCS da Assembléia Legislativa. A expectativa agora é que a greve seja suspensa, confiando nas medidas que serão tomadas pelo governo e que foram conversadas aqui”, explicou Dianyeire.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, a presidente em exercício do Indea, Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz, o secretário-adjunto da Casa Civil, Francisco de Assis e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Valney Correa também participaram da reunião.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169359/visualizar/