Projeto Cidadania do Judiciário é levado a estudantes de Chapada
Centenas de estudantes da rede municipal de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá) compareceram ao ginásio municipal para acompanhar a apresentação da peça Zé Pescador e o Espírito da Floresta, apresentada pelo grupo de teatro do Juizado Volante Ambiental (Juvam), na manhã desta terça-feira (18/11). A ação integra a lista de atividades do Projeto Cidadania, que objetiva a interação entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e a área de educação, repassando informações que contribuam com o trabalho dos educadores para a formação de uma consciência da preservação do meio ambiente com qualidade de vida.
Presente à apresentação, o juiz da Comarca de Chapada dos Guimarães, Eduardo Calmon, destacou a importância da iniciativa, especialmente no município, cuja característica mais evidente é a questão ambiental. “Chapada é contemplada com belezas naturais e esse ato só vem a contribuir com a concretização da necessidade de se respeitar e preservar o meio ambiente, assegurando-o para as presentes e futuras gerações. Este é um dos papéis do Poder Judiciário”, afirmou.
O juiz titular do Juizado Volante Ambiental (Juvam), José Zuquim Nogueira, ressaltou que a formação e o estímulo da conscientização ambiental tem uma importância fundamental para o futuro da cidade de Chapada, que possui um forte atrativo turístico. “Chapada é diferente. A degradação não decorre da necessidade de se produzir e sim pela ocupação enorme provocada por sua beleza cênica”. Para o magistrado, em âmbito mais específico, a peça teatral e a palestra que a precede tratam da preservação das matas ciliares, da conscientização para coleta seletiva de lixo e a preservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), alvos constantes de degradação e desmatamento em Chapada.
Com uma linguagem irreverente e de fácil acesso, os atores conseguiram prender a atenção das crianças, em sua maioria da faixa etária dos 6 aos 12 anos, que também se divertiram com as situações vividas pelos personagens.
Comentários