Sérgio Ricardo quer comunicação online de comerciantes com PM
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (CIOSP-MT) recebeu no ano de 2007, 791.196 ligações. Dessas ligações, 97.748 (portanto, 12,35%) caracterizaram-se como trotes realizados por adulto e 123.827(15,65%) trotes realizados por criança. No ano de 2008, até o mês de outubro, foram registrados 39.146 (4,80%) trotes realizados por adultos e 166.963 ligações (20,51%), caracterizadas como trotes realizados por crianças, ou 4,80% de trotes por adultos e 20,51% de trotes dados por crianças.
Essas ocorrências acarretam perdas do erário público, além de contribuir para que outras situações reais deixem de ser atendidas. Na tentativa de encontrar uma solução eficaz, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), está propondo a implementação do Programa Polícia Online. Através dele, com poucos investimentos, será possível estabelecer a comunicação direta dos comerciantes que possuem acesso à internet em seu estabelecimento com os batalhões de Polícia Militar que atuem sob a mesma jurisdição, pelo sistema MSN.
“Com esses sistemas, os trotes realizados, chamadas não concluídas e orientação ao público, terão redução substancial, liberando a linha telefônica efetivamente para chamadas de emergência, evitando assim longas esperas, que é uma das reclamações dos usuários do serviço. A arma não é ofensiva e tem sido eficaz no combate ao crime numa cidade do interior paulista”, detacou o autor do projeto mato-grossense.
Outro ponto positivo citado pelo presidente da Assembléia Legislativa é que não são só os comerciantes beneficiados com o sistema. “Eles acabam contribuindo com a segurança da cidade. Podem ver o que acontece nas proximidades e avisar a polícia”, justificou Sérgio Ricardo.
De acordo como parlamentar, o programa foi implementado com sucesso na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de São Paulo. Lá, o programa foi implantado em março de 2008 a um custo unitário por comerciante de R$ 30 mensais. Com isso, os lojistas da cidade estão em contato permanente com a Brigada Militar pelo programa de mensagens instantâneas MSN. A polícia local afirma que a parceria reduziu os roubos a estabelecimentos comerciais em 51% nos oito primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Até agora, 30 empresas de Cachoeirinha fazem parte do projeto. Elas estão conectadas por MSN à sala de operações da BM, que ganhou um computador do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e conexão banda larga para o atendimento. Em caso de assalto ou dos funcionários desconfiarem de pessoas em atitude suspeita, podem avisar os policiais pelo programa. Se o comerciante desconfiar de alguém, pode clicar no MSN e o policial vê o interior da loja pela webcam.
A vantagem é a rapidez e credibilidade da informação. O tempo médio de atendimento dos chamados é de dois minutos. Como todas as empresas são previamente cadastradas, é zero a chance de trote. No MSN, já aparece o nome e o endereço da empresa. “É bem mais ágil do que o 190, que registra alto índice de trote. Além da queda nas ocorrências, as 30 lojas cadastradas não foram mais assaltadas desde março. Nenhuma precisou digitar o SOS, o código para roubo, mas já foram emitidos 10 chamados online para os policiais identificarem pessoas em situação suspeita dentro dos estabelecimentos”, explicou o deputado.
Comentários