Sérgio Ricardo joga pesado para ir para o TCE-MT
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), intensificou, nas últimas semanas, as articulações para o seu novo projeto político: conquistar uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Segundo informações, Sérgio Ricardo deseja viabilizar a vaga o mais rápido possível, ainda neste ano, de preferência.
Em tese, o caminho mais curto para o novo projeto do republicano seria se viabilizar na vaga do conselheiro Ary Leite Campos, o próximo a se aposentar pelo critério de idade, em 2010. Mas, as coisas parecem que não serão fáceis. Sondado por diversos emissários de Ricardo, o conselheiro Campos reiterou: em hipótese alguma, aceita sair antes do tempo determinado. Aliás, admitiria em apenas uma hipótese, caso seu filho, o também deputado Campos Neto (PP), viesse a ocupar a vaga.
Campos Neto também tem interesse em ir para o TCE, mas, até o momento, não colocou o time em campo. Sabe-se , no entanto, que além do apoio do deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia, ele conta com a simpatia do Palácio Paiaguás.
Como “Plano B”, o presidente Sérgio Ricardo estaria sondando o conselheiro José Carlos Novelli, que, a partir de setembro de 2009, poderia se aposentar. Em conversas com amigos, Novelli teria manifestado o desejo de sair do TCE.
A lista
As investidas do deputado Sérgio Ricardo estão em pleno vapor. Uma prova disso é que, há pouco mais de vinte dias, o deputado Roberto França (sem partido) fez circular na ante-sala do plenário da Assembléia Legislativa um ofício com o objetivo de colher assinaturas de parlamentares que apóiem o projeto de Ricardo. A estratégia da lista, que rendeu pouco mais de cinco assinaturas, foi abortada, sob o risco de criar - e ampliar - “animosidades” no Parlamento.
Conforme se apurou, uma parcela significativa dos deputados “torce o nariz” para a mais nova articulação de Sérgio Ricardo. Isso, sobretudo, pelo “apetite voraz” do parlamentar que, nem bem se elegeu primeiro-secretário para a próxima Mesa Diretora, biênio 2009-2010, preterindo outros colegas que queriam o cargo, já trabalha para realizar o sonho de assumir a vaga no TCE-MT.
Comentários