Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Novembro de 2008 às 07:40

    Imprimir


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, é classificado, em reportagem de capa de Carta Capital desta semana, como membro de uma oligarquia nascida à sombra da ditadura militar (1964-1985) em Diamantino, mas que foi derrotada nas eleições deste ano depois de mais de duas décadas de dominação política. A revista afirma que Diamantino é um lugar onde nada tem a ver com aquele paladino dos valores republicanos, guardião do Estado de Direito, diligente defensor da democracia contra a permanente ameaça de um suposto e providencial “Estado policial”.

A reportagem lembra que o prefeito de segundo mandato Chico Mendes (PR) conseguiu se manter no poder graças à influência política do irmão famoso. Nas campanhas de 2000 e 2004, Gilmar Mendes, primeiro como advogado-geral da União do governo Fernando Henrique Cardoso e, depois, como ministro do STF, atuou ostensivamente para eleger o irmão. Para tal, levou a Diamantino ministros para inaugurar obras e lançar programas, além de circular pelos bairros da cidade, cercado de seguranças, a pedir votos para o irmão-candidato e, eventualmente, bater boca com a oposição. Em setembro do ano passado, escreve Carta Capital, o ministro Mendes foi novamente escalado pelo irmão Chico Mendes para garantir a continuidade da família na Prefeitura de Diamantino.

Depois de se ancorar no grupo político do governador Maggi, os Mendes também migraram do PPS para o PR e ingressaram na base de apoio do presidente Lula. Maggi e os Mendes, então, fizeram um pacto político regional, cujo movimento mais ousado foi a assinatura, em 10 de setembro de 2007, do protocolo de intenções para a instalação do Grupo Bertin em Diamantino, às vésperas do ano eleitoral de 2008. Mesmo com jogo pesado da cúpula não adiantou. O candidato do grupo Juviano Lincoln (PPS) foi derrotado pelo pedetista Erival Capistrano.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169485/visualizar/