Fagundes defende projeto de mudança em horário de MT
Dificuldades nas operações financeiras num mundo globalizado em que a informação circula on-line. Esta é uma das razões que levaram o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) a apresentar projeto de Lei que altera o fuso horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Pela proposta, as duas unidades da federação passariam a adotar o horário de Brasília e São Paulo.
Alvo de críticas por parte de parlamentares estaduais do Mato Grosso do Sul, Wellington diz que o sistema financeiro desses estados sofre um prejuízo de duas horas por dia em suas operações. Uma hora pela manhã – porque começa a operar após o horário dos outros centros financeiros – e uma pela tarde – quando as operações em outros centros já se encerraram.
A Federação de Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) também tem apontado prejuízos na atividade industrial do Estado decorrentes da diferença de fuso horário.
O parlamentar também lembra que grande parte de Mato Grosso já adota o horário de Brasília, como é o caso da região do Araguaia.
Ele reconhece, também, os problemas operacionais das emissoras de tevê para cumprir os horários da programação adequando-se às faixas etárias recomendadas pelo Ministério da Justiça.
“A adoção de um novo horário vai contribuir para redução de todos esses problemas”, acredita.
Ele diz entender as críticas levantadas por parlamentares estaduais de Mato Grosso do Sul – Estado que, para ele, deveria advogar a mudança de horário por estar mais próximo geograficamente de São Paulo, o maior centro financeiro do País.
O projeto de Lei de Wellington Fagundes já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.
Comentários