Programa Luz Para Todos atenderá 133 mil famílias em MT
O programa Luz Para Todos pretende atender 133 mil famílias no Estado até o final de 2010. O anúncio foi feito pelo coordenador do programa, Gustavo Lobo, aos prefeitos participantes do Encontro de Gestores Públicos Municipais de Mato Grosso. O programa é uma política de governo para a redução da pobreza e da fome utilizando a energia com meio de desenvolvimento.
“O principal objetivo do programa é atender as famílias sem acesso à energia elétrica, ou seja, de baixa renda, que se encontram geralmente em localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano”, explicou o coordenador.
Segundo o palestrante, no Brasil existem hoje mais de 12 milhões de pessoas sem energia elétrica, 84% estão na área rural e outros 16% estão na área urbana. Cerca de 90% dos excluídos possuem renda familiar inferior a três salários mínimos e 33% possuem renda abaixo de um salário mínimo.
Para Gustavo, essa exclusão ocorre principalmente pela falta de informação do público sobre seus direito e das possibilidades de energia como fator de mudança.
De acordo com o vice-presidente da Cemat, Arlindo Napolitano, em Mato Grosso, o maior número de famílias atendidas está nos assentamentos. “A prioridade do programa é o atendimento as famílias de pequenos produtores, famílias atingidas por barragens, comunidades indígenas e ainda assentamentos rurais. Só em Mato Grosso existem cerca de 600 assentamentos, é onde está registrada a maior número de beneficiados”, explicou.
Comentários