Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 14 de Novembro de 2008 às 07:52
Por: Fabrício Salomão

    Imprimir


Os prefeitos e vereadores eleitos no pleito municipal deste ano nem sequer tomaram posse, mas as articulações político-eleitorais para as eleições de 2010 já fervilham nos bastidores da política mato-grossense. Até agora, várias candidaturas já estão assumidamente em campanha para a majoritária, que só acontece daqui a dois anos. Algumas agremiações partidárias terão, inclusive, de acalmar os ânimos internamente, já que dois ou mais nomes já se lançaram candidatos pela mesma sigla.

Esse é o caso do Partido da República (PR), que até pouco tempo, tinha apenas o atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, como propenso candidato. Pagot, que já assumiu a candidatura durante sua última visita a Várzea Grande, divide as atenções da sigla republicana com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) – o qual já avisou que não vai aceitar imposição de nomes dentro do partido e que vai, de fato, encarar a disputa pelo Palácio Paiaguás.

O embate promete ficar ainda mais acirrado, pois o senador Jaime Campos (DEM) quer voltar a governar Mato Grosso. Ele, que tem como suplente de seu cargo o próprio Pagot, é nome de consenso no diretório regional dos democratas – apesar de ter saído “baqueado” das eleições municipais com a derrota de seus dois irmãos: Júlio Campos, em Várzea Grande, e Dito de Paula, em Jangada.

Nessa mesma leva dos que já pensam em 2010, outro político que já lançou candidatura é o também deputado estadual Percival Muniz (PPS). Ele baseou sua decisão no fato de que sua legenda partidária pertence a um bloco independente que ganhou musculatura ao conquistar oito prefeitos, sete vices e mais de 100 vereadores no último pleito.

Já o prefeito reeleito em Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), se esquivou do discurso de que pretende disputar o Palácio Paiaguás. Devido às pressões que sofreu durante a campanha por sua reeleição, de que ele não completaria o mandato para o qual tanto lutava, o tucano se limitou a dizer que o PSDB terá chapa própria para disputar o governo – mas não indicou nomes. Nos bastidores, corre que a deputada federal Thelma de Oliveira seria a mais cotada.

NOVIDADE – Uma das possíveis novidades para as eleições de 2010 é o juiz da 1ª Vara Federal de Cuiabá, Julier Sebastião da Silva, que também já se confirmou como pré-candidato a governador. A principal tese defendida pelo magistrado para concorrer ao cargo é de que Mato Grosso precisa de moralidade no trato da coisa pública, por entender que a política não deve ser reservada apenas àqueles que têm “ficha suja”.





Fonte: VG Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169585/visualizar/