Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Novembro de 2008 às 15:24
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


O primeiro passo para a construção de 2.372 casas, em 32 cidades das diversas regiões de Mato Grosso, foi dado na manhã desta quinta-feira (13.11), durante o Encontro de Gestores Municipais, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Ivo Zecchin, e prefeitos das 32 cidades assinaram o convênio que prevê o investimento de mais de 22 milhões nas novas unidades habitacionais.

Maggi lembrou aos gestores atuais e aos prefeitos eleitos que os convênios assinados hoje são de responsabilidade da Prefeitura em benefício do cidadão e não com o prefeito que sai ou que vai entrar. As casas fazem parte do Programa Habitacional ‘Meu Lar’, na modalidade ‘Tô Feliz’. Nessa modalidade a casa é doada às famílias selecionadas. “Existem vários programas de habitação no Estado de Mato Grosso. Esse é um programa de doação de casas construída entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Prefeitura que cede o terreno, e as casas são construídas recursos do Fethab e sai de graça àqueles que estão adquirindo essas casas”, ressaltou o governador.

Para o prefeito de Juína, Hilton Campos, que termina o mandato em dezembro de 2008, a construção de novas casas tem um grande alcance social. O município será beneficiado com 100 residências. O maior número de unidades habitacionais será construído na cidade de Vila Rica, na região do Araguaia. O prefeito eleito, Carlisto da Silva, se mostrou animado com esse investimento. “Vai ser muito importante começar uma gestão com essa obra. A população esperava muito por essas casas”, afirmou o futuro prefeito.

O Encontro de Prefeitos deste ano teve um tom de boas-vindas aos novos gestores que assumem o cargo em janeiro de 2009, com o slogan “Novos Gestores – um pacto pela qualidade da gestão”. Em discurso o governador Blairo Maggi fez um alerta aos novos gestores para que tenham cautela nos investimentos durante o primeiro ano de mandato, devido às mudanças profundas na economia mundial.

Maggi, como já afirmou anteriormente prevê um ano sem grandes impactos na arrecadação em 2009, mas antecipa um cenário mais pessimista para 2010.

Outro ponto enfocado pelo governador junto aos gestores municipais refere-se ao relacionamento com o Governo do Estado. O chefe do Poder Executivo Estadual deixou muito claro que as diferenças partidárias não interferem na administração pública. “Independente de partido, o Governo do Estado está pronto a ajudar os municípios”, comentou.

CULTURA – Durante o Encontro de Prefeitos, o Governo do Estado assinou também o Programa Estadual de Interiorização da Cultura. O secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga explicou que metade dos recursos/e ou projetos serão destinados para municípios da Baixada Cuiabana e metade para cidades do interior do Estado. Até os editais serão publicados por região. “A idéia é envolver os municípios do interior na difusão da Cultura local, respeitando a diversidade cultural”, frisou o secretário.

O Decreto prevê o desenvolvimento do Programa de Cultura Interior, que será desenvolvido pela Secretaria de Cultura no ano de 2009, para incentivar, fomentar e incrementar as ações culturais nos municípios através de ações diretas da Secretaria e parcerias institucionais.

Participaram do evento a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon e o coordenador do MT Regional José Aparecido dos Santos (Cidinho), também presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), instituição organizadora do Encontro de Prefeitos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169614/visualizar/