Prefeitos participam da Expo Brasil e recebem orientação
Administrar em parcerias e com criatividade. Essa foi a tônica do discurso do primeiro-secretário, deputado José Riva (PP) aos prefeitos eleitos que participam da 7ª edição da Expo Brasil – Desenvolvimento Local, que segue até o próximo dia 14, numa parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios, Governo do Estado e Sebrae.
O evento reúne os novos legisladores com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, que palestra sobre ´A CNM e o movimento municipalista: lutas, conquistas e perspectivas – Os desafios para implementação de uma boa gestão´.
“Especialmente nesse momento de crise, é necessário reunir os prefeitos eleitos e reeleitos, porque ninguém consegue governar sozinho. Temos que interagir”, afirmou o deputado, ao destacar os avanços obtidos ao longo dos anos, como o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 23.5%. Riva lembrou da mobilização em Brasília quando, na época, pediam aumento para 13%.
O deputado chamou a atenção para as discussões em relação a situação econômica do estado. Segundo ele, há muitas conversas em torno da crise e de planos de recuperação de empresas e renegociação de dívidas. “Mas, vejo pouca preocupação com os municípios. É preciso unir forças e buscar, através da nossa criatividade, a superação desse momento e acima de tudo discutir com os prefeitos uma gestão mais moderna e dinâmica”, disse Riva, ao assegurar empenho da AL nas discussões dos problemas municipais com o Governo do Estado.
Amanhã, às 10 horas, o governador Blairo Maggi assinará convênio para a construção de três mil casas populares em todo o estado. Na oportunidade, os novos gestores participam também das palestras: Desafio e oportunidade para os gestores municipais; Planejamento e desenvolvimento urbano: gestão territorial responsável e Atuação internacional municipal: estratégias para projetar mundialmente sua cidade.
Riva destacou que a realização desse evento em Cuiabá é importante porque faz com que a sociedade cuiabana sinta a sua importância no cenário nacional. Ele pediu aos gestores para administrar priorizando o desenvolvimento sustentável com responsabilidade social, pois Mato Grosso pode produzir muito mais.
Da mesma forma, o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos (prefeito Cidinho), ressaltou a capacitação dos prefeitos nas áreas de gestão e empreendedorismo. Na sexta-feira, o Tribunal de Contas do Estado também vai apresentar o funcionamento do órgão e os procedimentos em relação às prefeituras.
“Nossa orientação aos prefeitos é que tenham muita cautela. Devem fazer uma transição tranqüila e um planejamento com os pés nos chão”, afirmou Cidinho. Ele explicou que a medida se deve à crise que já começa a afetar a economia dos municípios em função de o Governo Federal reparcelar o pagamento dos impostos, que atinge diretamente o repasse de recursos aos municípios. Em abril os prefeitos realizam a Marcha à Brasília.
O governador Blairo Maggi e o vice Silval Barbosa destacaram que o MT Regional tem sido um grande parceiro dos municípios. Maggi disse que esse programa dá novas formas à economia sustentada que tem começo, meio e fim, ou seja, produção, comércio e mercado. “Por isso, queremos que as ações não sejam decididas somente pelo governador ou deputados. Tem que ter a participação dos prefeitos e vereadores sobre o que é melhor para a região. O MT Regional faz com que o desenvolvimento local seja o indutor de crescimento do Estado de Mato Grosso”, frisou o governador, ao pedir sugestões aos novos legisladores. “A orientação é de muita precaução porque não sabemos o tamanho da crise que vem por aí”, complementou Silval Barbosa.
Participam da Expo Brasil 10 países da América Latina, representantes de Portugal, Cabo Verde, na África e dos Estados Unidos.
Comentários