Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Novembro de 2008 às 12:41
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


Na avaliação do deputado Chico Galindo (PTB) um processo de aprendizagem com acompanhamento de um psicólogo soma para a formação de um verdadeiro cidadão. A iniciativa permite a abertura de novos debates dos órgãos competentes na área de ensino com a sociedade. Tendo em vista a implementação da propositura, o parlamentar é autor de um projeto de lei que institui a política de assistência psicológica nas instituições públicas estaduais de Ensino infantil, Fundamental e Médio.

O objetivo da matéria é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições. O projeto de lei prevê também que o acompanhamento seja feito por profissionais, psicólogos devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia. O atendimento será nas dependências da instituição durante o período escolar.

Para efeitos da lei, considera-se campo de atuação da psicologia clínica em educação e saúde aquela que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando-se a influência do meio - família-escola e sociedade, em seu desenvolvimento e utilizando-se de procedimentos próprios.

Chico Galindo acredita estar zelando pela permanência na escola dos alunos matriculados nas instituições públicas estaduais de Ensino infantil, Fundamental e Médio, mediante o desenvolvimento de ações integradas entre estabelecimentos de ensino, órgãos estaduais de educação, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e o Ministério Público. "Vamos assegurar, de modo articulado e flexível, apoio indispensável ao desenvolvimento de uma escola de qualidade para todos", disse Galindo.

De acordo com o parlamentar, sua iniciativa tem ainda a finalidade de centrar nas escolas as intervenções diversificadas necessárias para o sucesso educativo de todas as crianças e adolescentes, criar condições que facilitem a diversificação das práticas pedagógicas, criar condições que facilitem o aceso à educação, com o devido apoio de psicólogos.

"Um dos principais objetivos deste projeto de lei é promover a melhor qualidade no ensino público estadual, visando corrigir na raiz os problemas de violência e criminalidade entre crianças e adolescentes", justificou Galindo.

O deputado afirma que o projeto propõe a introdução de valores éticos e humanos no processo de aprendizagem, além de contribuir consideravelmente para a diminuição dos índices de criminalidade e violência na sociedade. “Afinal, as crianças de hoje são os adultos de amanhã. É importante traçar linhas não paliativas de combate á violência e a criminalidade”, destacou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169888/visualizar/