Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 07 de Novembro de 2008 às 13:04

    Imprimir


A realização da 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública, marcada para agosto de 2009, em Brasília, foi destacada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), em discurso proferido da tribuna nesta sexta-feira (7). Serys elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tarso Genro, pela promoção do evento, que ordenará as ações da segurança pública no Brasil com a participação da sociedade civil.

De acordo com a senadora, a situação atual de insegurança no país é resultado "de anos e anos de descaso, de falta de investimentos e de falta de vontade política". Para a parlamentar, a solução do problema requer a união de esforços em todos os níveis de governo e a mobilização da sociedade.

- Precisamos arregaçar as mangas. Não podemos continuar convivendo com essa situação de insegurança a que todos nós brasileiros estamos expostos - afirmou.

Serys considerou essencial a participação da sociedade civil nas ações que resultarão na conferência nacional. Ela destacou o papel dos conselhos municipais de segurança pública, responsáveis por planejar e acompanhar medidas adotadas pelas prefeituras, além de assegurar uma melhor aplicação dos recursos públicos.

A senadora explicou que serão realizados encontros preparatórios nos municípios, entre fevereiro e maio, e reuniões nos estados, nos meses de junho e julho. Para ela, tais encontros permitem que os problemas locais sejam explicitados e as especificidades discutidas e apontadas.

- Após a realização da conferência nacional, quando o governo adotar medidas para a segurança pública, estará atendendo aos anseios da população - frisou.

Serys conclamou todos os conselhos de segurança pública dos municípios e dos estados que participem de diagnóstico que está sendo realizado pelo governo, respondendo a questionário disponibilizado no site do Ministério da Justiça.

Universidade

Em seu discurso, ainda, Serys também saudou a posse da professora Maria Lúcia Cavalli Neder como reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ao destacar o crescimento da instituição, que em 2001 tinha 46 cursos e em 2008 oferece 86, a senadora elogiou a atuação do professor Paulo Speller, que acaba de deixa o cargo de reitor da UFMT.

- Nossa universidade federal é hoje um exemplo para o Brasil. Os cursos de Medicina e de Serviço Social foram avaliados como os melhores do país, com muita honra para Mato Grosso, e diversos outros cursos foram muito bem classificados - afirmou a senadora.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170001/visualizar/