Lula e Sarney se reúnem para debater candidatura à Presidência do Senado
Em uma reunião reservada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador José Sarney (PMDB-AP) conversaram sobre a sucessão no Congresso. Segundo o blog do Josias, o tema opõe os dois principais partidos do consórcio governista.
A idéia é tentar convencer o PMDB a apoiar o nome do senador Tião Viana (PT-AC), abrindo mão do desejo de manter a cadeira entre peemedebistas. O partido de Sarney mede forças com o PT para a sucessão de Garibaldi Alves (PMDB-RN).
Ainda não é possível saber qual foi o resultado da conversa. Sabe-se apenas que a disputa prevalece e pode atingir a disputa na Câmara dos Deputados, onde o PT e PMDB aparecem unidos em torno da candidatura de Michel Temer (PMDB-SP).
Na quarta-feira (5), Lula se reuniu com os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), para discutir a sucessão à vaga de Garibaldi.
"O desenho político é que se tenha o PMDB aqui [na Câmara] e o PT lá [no Senado]. Esse é o desenho político, precisamos adequá-lo ao real", afirmou o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).
Sarney tenta se esquivar do debate. Oficialmente, ele nega interesse na disputa. "Eu já cumpri a missão. É uma decisão pessoal [não disputar as eleições para a presidência no Senado]." Nos bastidores, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Roseana Sarney articulam em favor de Sarney.
Comentários