Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 06 de Novembro de 2008 às 17:12

    Imprimir


Apesar da crise internacional, a confiança do consumidor brasileiro ficou estável em 140 pontos de setembro para outubro, segundo apontou o INC (Índice Nacional de Confiança), calculado pela ACSP/Ipsos (Associação Comercial de São Paulo). Em outubro de 2007, a taxa era de 127 pontos.

Segundo o mesmo levantamento, no Natal, 37% dos entrevistados vão usar o 13º salário para fazer compras.

Em relação às compras, a ACSP/Ipsos mostrou que 44% dos entrevistados estão "mais favoráveis" a comprar eletroeletrônicos, contra 32% "menos favoráveis". A tendência se inverte em ralação aos bens de maior valor: 40% estão "menos favoráveis", contra 32% "mais favoráveis".

A confiança na manutenção do emprego ainda sustenta o otimismo: 41% dos entrevistados estão "mais confiantes" e 27% "menos confiantes". Destaque para o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego em outubro: ficou em 3,7%, porcentagem praticamente estável há seis meses.

Natal

A pesquisa ACSP/Ipsos perguntou o que o consumidor pretende fazer com o 13º salário. Dos entrevistados, 37% pretendem gastar o dinheiro com compras, 34% pretendem pagar dívidas, 12% reformar a casa, apenas 1% dar entrada na compra da casa ou do carro novo, 8% pretendem viajar e 9% aplicar o dinheiro no banco.

Sobre o modo de pagamento, a pesquisa constatou que 62% dos entrevistados planejam pagar à vista, enquanto 26% preferem parcelar (média nacional), enquanto essa intenção sobe para 37% no nordeste, sendo a classe C (31%), a que mais se enquadra nesse perfil.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170061/visualizar/