Saci Pererê entra na disputa para mascote da Copa de 2014
O Saci Pererê deve concorrer com o Pelezinho para ser a mascote da Copa de 2014.
A ONG Sosaci (Sociedade dos Observadores do Saci) lidera um movimento na internet para ter o personagem como símbolo do Mundial de futebol que acontece daqui a seis anos. No site da entidade, há links para os internautas mandarem suas mensagens à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
"Ele tem tudo pra ser um bom representante. É um símbolo nacional, pois tem origem indígena, influência do negro e um pouco do europeu, representando a formação do brasileiro. É esperto, brincalhão e alegre --o típico brasileiro", defende o economista e "saciólogo" Mário Cândido da Silva Filho, da Sosaci.
Sobre o fato de o personagem ter apenas uma perna, ele responde: "Tivemos grandes ídolos do futebol [com problemas nas pernas] como o Garrincha. Talvez com uma perna só o Saci consiga fazer muitas coisas que outros não conseguem com duas."
Outras vantagens citadas pela ONG seriam o não-pagamento de direitos autorais e a divulgação mundial de uma lenda da cultura brasileira.
Nesta sexta-feira (31) comemora-se o Dia do Saci, data em contraposição ao Dia das Bruxas (ou Halloween), ainda não-oficial, que é objeto de um abaixo-assinado da entidade.
Comentários