Maggi e mais 14 governadores perderam pleito
O governador Blairo Maggi (PR) está na lista dos 15 governadores do país que amargaram a derrota de seus candidatos no primeiro ou segundo turno eleitoral, nas eleições deste ano. Na Capital, Blairo deu respaldo ao candidato derrotado à prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes, do mesmo partido, vencido nas urnas no domingo pelo prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB).
A lista foi divulgada ontem pelo site www.congressoemfoco.com.br, em matéria que também chama a atenção para a ‘derrota’ sofrida também pelo presidente Lula a respeito do apoio dado a candidatos do Partido dos Trabalhadores ou ainda a aliados, o caso de Mendes em Cuiabá. Mesmo sem ter participado pessoalmente da campanha do republicano, o presidente da República foi destaque em vários programas eleitorais veiculados pelo PR em emissoras de TV e rádio.
Ciente da importância da projetar um bom relacionamento com o presidente Lula, o prefeito Wilson Santos sempre fez questão de frisar a parceira construída entre a administração do município e o governo federal. Após ter assegurada sua reeleição, o chefe do Executivo municipal disse que o presidente ajudou a campanha do PSDB por não ter participado dos atos do adversários à prefeitura.
De acordo com o site, dos 26 governadores envolvidos diretamente no pleito apenas 11 viram seus candidatos ser eleitos no primeiro ou na segunda fase da disputa municipal.
Entretanto, nem toda derrota por ser interpretada como ruim. A matéria destaca que o fracasso do candidato do PSDB na disputa à prefeitura de São Paulo, ex-governador Geraldo Alckmin, no primeiro turno, gera oportunidade para o governador tucano de São Paulo, José Serra. O tucano declarou apoio no segundo turno ao prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM), atitude que deverá manter a aliança para o projeto de 2010 – quando Serra poderá ser lançado na disputa à Presidência da República. (SF)
Comentários