Candidatos votam; onze urnas trocadas e 1 prisão em Cuiabá
Os dois candidatos à prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PR) já foram às urnas e confirmaram seu voto agora pela manhã. O tucano e o republicano devem percorrer todas as zonas eleitorais da capital cumprimentando os eleitores. O movimento nos locais de votação é intenso, mas existe a preocupação com as abstenções, pois no primeiro turno 15.58% do eleitorado não votou. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 57.352 pessoas deixaram de comparecer às urnas no dia cinco de outubro.
O TRE informou que até as 11 horas deste domingo foram registradas 25 ocorrências envolvendo problemas técnicos com urnas eletrônicas em Cuiabá, mas apenas 11 delas tiveram que ser substituídas. Das urnas que foram substituídas, três pertencem a 1ª Zona Eleitoral, duas na 37ª ZE, e três na 51ª ZE, a 39ª ZE, 54ª ZE E 55ª ZE utilizaram apenas uma urna de contingência. Nenhuma zona precisou recorrer à urna manual.
A ouvidoria do TRE recebeu cerca de 30 denúncias nesta manhã, a maioria delas diz respeito a compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna. O cidadão que tiver alguma denúncia a fazer pode entrar em contato com o Disque-Denúncia 0800 647 8191.
A população cuiabana deve saber no início da noite quem será o prefeito de Cuiabá nos próximos quatro anos. A Justiça eleitoral adiantou que a totalização dos votos deve ser finalizada até as 21 horas.
A Polícia Militar informou que até o momento foi realizada apenas uma prisão sob denuncia de compra de votos, mas não repassou a qual coligação pertence a pessoa detida. Já de acordo com a assessoria da Polícia Federal, dois Termos Circunstanciados (ocorrências de menor gravidade) foram registrados neste mesmo período, um por boca de urna e o outro por recusa de trabalho como mesário.
Comentários