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Politica Brasil
Terça - 21 de Outubro de 2008 às 16:08
Por: Ivan Richard

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Brasília - O presidente da Associação dos Magistrados do Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, afirmou hoje que a campanha Eleições Limpas: pelo Voto Livre e Consciente, promovida em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximou a Justiça Eleitoral da população e fez com que os eleitores ficassem mais atentos na hora do voto.

De acordo com a AMB, em três meses de campanha, foram realizadas 1.469 audiências públicas em 2.989 municípios. “Não houve nenhuma determinação do TSE para que os juizes eleitorais realizassem as audiências, mesmo assim, os magistrados foram a aldeias indígenas, a comunidades, ao encontro dos eleitores para tirar todas as dúvidas”, destacou Valadares.

Segundo o presidente da AMB, nas audiências públicas os juizes esclareciam os eleitores sobre as regras eleitorais e ressaltavam a importância do voto sem influências, como a compra do voto e o uso eleitoral da máquina administrativa.

A campanha, acrescentou Valadares, também contribuiu para que o eleitor fosse mais criterioso na escola dos candidatos. “O eleitor, diante da informação, pôde fazer um julgamento e uma avaliação. Essa informação [dos ficha suja] foi essencial para que o eleitor pudesse recusar mais de 50% dos candidatos com pendências judiciais”, afirmou.

Conforme a AMB, dos 125 candidatos incluídos na “lista suja”, 45 foram eleitos no primeiro turno ou estão na disputa no segundo. “A sociedade está mais atenta, mais exigente e deu uma reposta positiva nas urnas. É a primeira vez na história que se divulga a relação de candidatos com pendências judiciais. Isso é um processo lento, de conscientização que temos números animadores”, disse Valadares.





Fonte: Agência Brasil

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