Cuiabá vai sediar o Seminário Nacional de Exportação do Agronegócio
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará em Cuiabá o 19º Seminário de Exportação do Agronegócio (AgroEx). O evento será no dia 30 de outubro. Durante o econtro todos os agentes do agronegócio receberão informações sobre estratégias de venda no mercado mundial. O seminário começa a partir das 8h, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que fica no Centro Político e Administrativo da capital mato-grossense. As inscrições para o AgroEx já estão abertas.
O AgroEx é promovido pelo Mapa, por intermédio da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), há dois anos e já recebeu um público de mais de seis mil pessoas em 18 cidades brasileiras. A metodologia inclui palestras estratégicas e debates sobre regras e práticas do comércio internacional, linhas de financiamento para a atividade exportadora e ferramentas institucionais que fomentam o processo de exportação.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Integração para Exportação (Niex), Eduardo Mazzoleni, o AgroEx é um importante momento para aqueles que mantêm os atuais mercados e pretendem acessar novos espaços no comércio internacional. "O mercado atual determina que o produtor agropecuário seja eficiente para "dentro da porteira". Adicionalmente, este mesmo mercado exige que as relações com os outros segmentos das cadeias produtivas sejam planejadas". Para o coordenador, o seminário levanta estas duas questões, o desafio de produção e da integração das cadeias produtivas do agronegócio, que são fundamentais para todos: produtores agropecuários, indústrias e distribuidores.
Casos de sucesso
No AgroEx de Cuiabá serão mostrados dois casos de sucesso nas vendas para o exterior: A Nova Fronteira do Leite no Brasil e a Exportação de Soja pelo Produtor Rural. Mato Grosso é um dos principais estados brasileiros na produção e exportação de grãos. De janeiro a setembro de 2008, mais de US$ 6 bilhões foram comercializados em produtos do agronegócio, com destaque para o complexo soja (grão, farelo e óleo), responsável por uma receita de US$ 4,5 bi.
Inscrição
O formulário de inscrição pode ser acessado por meio do banner do AgroEx, na página do Mapa: www.agricultura.gov.br. As inscrições serão feitas até o dia do seminário.
Comentários