Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 08:26

    Imprimir


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quarta-feira que os países emergentes, como Brasil, Índia e África do Sul, devem agir conjuntamente se não quiserem "ser arrastados" pela crise financeira internacional. Em seu discurso de abertura da 3ª Reunião de Cúpula do Ibas (grupo político que reúne Brasil, Índia e África do Sul), em Nova Delhi, ele avaliou que medidas isoladas, de cada país, não são suficientes para resguardar seus interesses nacionais.

Lula disse que é "inadmissível" que os países em desenvolvimento "paguem pela irresponsabilidade de especuladores" financeiros. "Corremos o risco de ser vítimas de uma crise financeira gerada nos países ricos. Isso não é justo. Nossos países reconstruíram suas economias com grande esforço. Graças a isso, vivem uma fase excepcional de expansão e de equilíbrio macroeconômico. É inadmissível, assim, que venhamos a pagar pela irresponsabilidade de especuladores que transformaram o mundo em um gigantesco cassino", afirmou.

Para o presidente, Brasil, Índia e África do Sul devem participar mais diretamente da coordenação internacional para enfrentar a crise financeira. Os problemas na economia mundial também estiveram presentes nos discursos do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e do presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe.

Manmohan Singh também ressaltou a necessidade de se reformar as instâncias decisórias internacionais, como as Organização das Nações Unidas (ONU). "Também precisamos trabalhar na conclusão da Rodada Doha de uma maneira que promova desenvolvimento e crescimento inclusivo", disse.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171556/visualizar/