Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 08:07

    Imprimir


O DEM (ex-PFL) dos irmãos e caciques políticos Júlio e Jayme Campos saiu menor das eleições deste ano. O partido elegeu 23 prefeitos, todos de municípios pequenos. Juntos, eles representam 139,7 mil eleitores. Um levantamento inédito feito pelo instituto Mark de Pesquisa e Opinião sobre o novo mapa eleitoral que emerge das urnas apontam que, no geral, o Democratas conquistou a quinta maior fatia do eleitorado mato-grossense.

Está atrás do PT, que vai comandar 18 municípios com 153,7 mil eleitores; do PP dos caciques José Riva e Pedro Henry com 213,8 mil eleitores distribuídos em 21 municípios; do PMDB do também cacique Carlos Bezerra com a conquista de 22 prefeituras. Juntas, estas prefeituras reúnem 376,5 mil eleitores, incluindo Rondonópolis, com o prefeito eleito Zé do Pátio.

Nessa divisão de força partidária entre os 139 municípios - em Paranatinga há briga jurídica para definição do nome do futuro prefeito e em Cuiabá a disputa foi para o segundo turno -, o PR do governador Blairo Maggi abocanha maior fatia do eleitorado. A agremiação elegeu 32 prefeitos em municípios que representam 525,3 mil eleitores. Ainda vive expectativa sobre Cuiabá, onde Mauro Mendes disputa contra o tucano Wilson Santos.

O PSDB, que até 2002, sob o então governador Dante de Oliveira, era a maior sigla, ganhou agora em apenas 5 municípios, deixando-o em oitavo lugar em termo de eleitorado. A maior esperança do tucanato agora está na Capital, onde o prefeito Santos busca a reeleição. O PPS elegeu 8 prefeitos cujos municípios somam 56 mil eleitores e o PDT conduzirá 4 prefeituras com um eleitorado de 73 mil.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171558/visualizar/