Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 14 de Outubro de 2008 às 12:25
Por: Jonas Jozino

    Imprimir


O vereador eleito pelo PTC de Curvelândia, Otávio Augusto Regis de Oliveira contestou nesta terça-feira uma notícia da assessoria de imprensa do prefeito da cidade, Elias Leal (PP) de que seu grupo político teria doado 22 motos da marca Suzuki, 125 cilindradas por troca de votos para o cabo Lair Ferreira (DEM) que venceu a eleição municipal no último dia 5.

“Fiquei estarrecido ao ler a matéria. É uma mentira, um absurdo. Este prefeito é um louco. Quem iria trocar moto por voto. Se somar quatro anos de salários de um vereador de Curvelândia não paga uma moto”, disse ironizando o atual prefeito, que viu seu candidato Gilson Martins (PP), secretário de finanças perder a eleição por apenas 93 votos.

Ao contestar as denúncias do prefeito e seu grupo, o vereador eleito acusou o prefeito de andar armado, sempre cercado por jagunços e disseminar o medo na cidade. “Este prefeito anda com seus jagunços, armados até os dentes e invadem casas, sítios, fazendas. Já foram registrados 54 boletins de ocorrências em Curvelândia e em Mirassol D´Oeste contra o prefeito e seu grupo. Ele comanda pessoalmente as invasões. Teve até rapto. Ele levou pessoas para Cáceres para fazer depoimentos absurdos contra o cabo Lair”, disse.

Otávio Augusto disse que o prefeito incentiva o clima de guerra na cidade e a formação de grupos armados. “Ele anda armado. Me ameaçou de morte. Fiz boletim de ocorrência e comuniquei o caso até para a Polícia Federal. Se acontecer alguma coisa comigo ele é o culpado”, ressaltou o vereador eleitor.

O vereador comunicou ainda que nesta quarta-feira estará em Cuiabá acompanha do prefeito eleito cabo Lair, de seu vice Gabriel Frades da Silva (Binha), além dos vereadores eleitos Jermínio (PT) e Iron (PMDB). “Iremos ao governador e ao secretário de Segurança Pública denunciar o fato. Vamos pedir segurança, mais policiamento em Curverlândia e uma punição severa contra o prefeito. Vamos levar cópias dos 54 boletins que foram registrados nas delegacias de Curvelândia e Mirassol D´Oeste”, disse.

O PP e o PTB, partidos que compuseram a coligação Progresso com Segurança, nas eleições à sucessão municipal de Curvelândia, vão entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a coligação ´Honestidade e Trabalho com o Povo´, do prefeito eleito Lair Ferreira (Cabo Lair) e do vice Gabriel Frades da Silva (Binha), pela suposta compra de votos nas eleições 2008. O protocolo será feito na comarca de Cáceres nesta terça-feira (14). O cabo Lair foi eleito por 93 votos de frente do candidato à majoritária, Gilson Martins (PP) e do vice Dr. Otácvio (PP).

O Cabo Lair, Binha e o vereador eleito Octávio Augusto Regis de Oliveira são acusados de oferecer 22 motos Suzuki´s 125 cilindradas, zero quilômetros, em troca de votos. A denúncia foi feita ao juiz eleitoral, Geraldo Fernandes Fidelis, que determinou a abertura do inquérito e pediu a intervenção da Polícia Federal. No primeiro dia de investigação da Polícia Federal, foram apreendidas três motos em Curvelândia, e o trabalho de inteligência está em andamento sob sigilo.

Eles também são acusados de incentivar a transferência de eleitores de Cáceres e cidades circunvizinhas para Curvelândia. Inclusive prometeram às famílias de policiais, que nunca residiram na cidade, uma casa para cada policial de Curvelândia em troca de voto.

Para o atual prefeito Elias Mendes Leal, é preciso checar essa prática que não faz parte da cultura do povo curvelandense. “Infringiram completamente o sonho do eleitor ao trocar ´moto por voto´. É preciso que essas denúncias sejam apuradas, pois o fato é um escândalo que não faz parte da cultura da nossa cidade”, afirmou, ao destacar os festivais do Queijo, Pesca e Art e Curv, atrativos que sempre divulgaram a cidade de maneira positiva no âmbito nacional.

O advogado da Coligação Progresso com Segurança, Éder Faustino, disse que o aumento do número de motocicletas novas na cidade chamou a atenção durante o período eleitoral. Ele explicou que após muitos comentários, as motos foram sendo retiradas, inclusive, quando a Polícia Federal começou as buscas, uma das pessoas ligadas ao Cabo Lair foi flagrada levando três motos para Cáceres numa pick-up.

“Por isso, esperamos a cassação do prefeito eleito, do vice e do vereador eleito Octávio Augusto Regis de Oliveira”, defendeu, ao destacar que as negociações eram feitas diretamente por Oliveira que pedia votos para a chapa majoritária e para ele próprio. “Constatamos a captação ilícita de sufrágios e abuso do poder econômico”.

O juiz Eleitoral Geraldo Fidelis, designou para a cidade uma nova guarnição policial para dar segurança à população.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171611/visualizar/