Prefeito eleito de Curvelândia doou motos durante campanha
O PP e o PTB, partidos que compuseram a coligação Progresso com Segurança, nas eleições à sucessão municipal de Curvelândia, vão entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a coligação ´Honestidade e Trabalho com o Povo´, do prefeito eleito Lair Ferreira (Cabo Lair) e do vice Gabriel Frades da Silva (Binha), pela suposta compra de votos nas eleições 2008. O protocolo será feito na comarca de Cáceres nesta terça-feira (14). O cabo Lair foi eleito por 93 votos de frente do candidato à majoritária, Gilson Martins (PP) e do vice Dr. Otácvio (PP).
O Cabo Lair, Binha e o vereador eleito Octávio Augusto Regis de Oliveira são acusados de oferecer 22 motos Suzuki´s 125 cilindradas, zero quilômetros, em troca de votos. A denúncia foi feita ao juiz eleitoral, Geraldo Fernandes Fidelis, que determinou a abertura do inquérito e pediu a intervenção da Polícia Federal. No primeiro dia de investigação da Polícia Federal, foram apreendidas três motos em Curvelândia, e o trabalho de inteligência está em andamento sob sigilo.
Eles também são acusados de incentivar a transferência de eleitores de Cáceres e cidades circunvizinhas para Curvelândia. Inclusive prometeram às famílias de policiais, que nunca residiram na cidade, uma casa para cada policial de Curvelândia em troca de voto.
Para o atual prefeito Elias Mendes Leal, é preciso checar essa prática que não faz parte da cultura do povo curvelandense. “Infringiram completamente o sonho do eleitor ao trocar ´moto por voto´. É preciso que essas denúncias sejam apuradas, pois o fato é um escândalo que não faz parte da cultura da nossa cidade”, afirmou, ao destacar os festivais do Queijo, Pesca e Art e Curv, atrativos que sempre divulgaram a cidade de maneira positiva no âmbito nacional.
O advogado da Coligação Progresso com Segurança, Éder Faustino, disse que o aumento do número de motocicletas novas na cidade chamou a atenção durante o período eleitoral. Ele explicou que após muitos comentários, as motos foram sendo retiradas, inclusive, quando a Polícia Federal começou as buscas, uma das pessoas ligadas ao Cabo Lair foi flagrada levando três motos para Cáceres numa pick-up.
“Por isso, esperamos a cassação do prefeito eleito, do vice e do vereador eleito Octávio Augusto Regis de Oliveira”, defendeu, ao destacar que as negociações eram feitas diretamente por Oliveira que pedia votos para a chapa majoritária e para ele próprio. “Constatamos a captação ilícita de sufrágios e abuso do poder econômico”.
O juiz Eleitoral Geraldo Fidelis, designou para a cidade uma nova guarnição policial para dar segurança à população.
Comentários