Com 90 anos, prefeito mais velho do país tenta reeleição
Aos 90 anos, o prefeito mais velho eleito em 2004 tenta a reeleição e possui um patrimônio maior do que quase todos os candidatos de São Paulo.
Susumo Itimura (PSDB), que administra a cidade de Uraí, no norte do Paraná, é produtor rural e declarou bens que somam R$ 55 milhões.
Japonês de nascimento, chegou ao Brasil com um ano de idade. A família diz que o candidato não vem fazendo campanha por causa das "limitações da idade" e por já ser muito conhecido na região.
Se vencer no domingo, irá para o quinto mandato. Uraí tem 11 mil habitantes.
Itimura mantém filhos em secretarias e foi condenado em julho, junto com um ex-secretário, a ressarcir verbas que foram usadas de forma irregular.
O candidato à reeleição conta que vai à prefeitura todos os dias e diz que a idade não atrapalha. "Às vezes, o velho tem a cabeça melhor do que o novo." Itimura diz que conseguirá manter o ritmo por mais quatro anos, "se Deus der saúde".
Para o próximo mandato, diz que seu maior projeto para o município é estruturar indústrias no município. Afirma também que, apesar da longa experiência no cargo, tem "prazer" e "ânimo" ao exercer a função. E se mostra confiante na vitória no fim de semana.
O prefeito recorre da condenação recebida em julho. A defesa afirma que houve um erro de um secretário na destinação de repasses do Estado.
Para ficar mais quatro anos no cargo, o candidato terá que vencer outros três rivais que são até 54 anos mais jovens do que ele. Em 2004, Itimura venceu por só 215 votos Iracelis Borghi (PMDB), 53, que também concorre neste ano.
Segundo o IBGE, 13% dos prefeitos que assumiram em 2005 têm mais de 60 anos. Em Feira de Santana (BA), disputa a eleição para vereador uma candidata de 99 anos, Deodata Borges (DEM). O nome dela na urna é "Mamãe".
Comentários