Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Outubro de 2008 às 13:20

    Imprimir


Mato Grosso está 100% habilitado para vender carne in natura à União Européia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, pela Diretoria Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco), em reunião do Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal. Entretanto, para que os municípios ainda não habilitados possam exportar, é necessária a publicação desta decisão no diário oficial da Comunidade Econômica Européia, que poderá acontecer nos próximos 30 dias.

Mais do que ampliar o mercado consumidor, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) avalia que o anúncio organiza a atividade em nível local e ainda melhora a atividade. Segundo a Federação, os europeus são o que melhor remuneram o produtor, sobrevalorizando em aproximadamente 20% o valor da arroba do boi destinada àquele bloco econômico.

"Esta habilitação é uma questão de justiça para com o criador de Mato Grosso, que tem excelente produto, mas que enfrentava barreiras comerciais para a exportação. Esse credenciamento terá reflexos positivos para o setor e para a economia do Estado", disse Rui Prado, presidente da Famato. Ele ressaltou que o Estado há 12 anos não registra nenhum caso de febre aftosa.

Antes do antes do anúncio oficial da União Européia, o ministro da Agricultura, Reinhold Sthefanes já havia adiantado que todo o Estado de Mato Grosso estaria autorizado a exportar carne bovina.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172135/visualizar/