Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Setembro de 2008 às 17:24

    Imprimir


A saúde pública de Cuiabá, hoje sob Luiz Soares, que chegou a ficar preso na quarta (24) por sete horas devido ao descumprimento de ordem judicial sobre precedimentos para garantir cirurgia pelo SUS a um paciente, virou prioridade dos candidatos à sucessão municipal. Com exceção do prefeito Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição e destaca feitos no setor, os demais vêem caos na saúde. Luiz Soares está também na mira porque enfrenta divergências com servidores, classe médica e servidores.

A pasta tem um orçamento anual de R$ 208 milhões, dos quais uma boa parte é destinada à folha de pagamento. Mensalmente são consumidos cerca de R$ 5 milhões com a folha. Walter Rabello, candidato a prefeito pelo PP, chega a dizer que, se eleito, vai montar um gabinete dentro do Hospital e Pronto-Socorro da Capital. Na TV, ele mostra pacientes agonizando, como se a unidade hospitalar não tivesse a mínima estrutura de funcionabilidade, e avisa que construirá um novo pronto-socorro.

Mauro Mendes, do PR, afirma que vai construir um novo hospital universitário, com recursos do governo federal e do Fundo Municipal de Saúde. Promete também implantar 100 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e transformar policlínicas em Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas, com recursos do QualiSUS.

O Procurador Mauro (Psol) afirma que vai aumentar o percentual de recursos aplicados no setor, hoje de 16,5%. Quer elevá-los para 25% da receita do município. Outra idéia do candidato é criar cargos de médicos com dedicação exclusiva ao Município e pretende controlar plantões médicos.

O tucano Santos promete, num eventual segundo mandato, valorizar mais os profissionais da saúde, com melhoria salarial e formação técnica. Promete implantar 40 novas equipes do PSF para atender a 10% da clientela do SUS e construir 5 novas clínicas odontológicas.

O candidato do PSB, deputado Valtenir Pereira, pretende ampliar as equipes do PSF, passando de 32% de cobertura para 90% e quer construir mais 4 policlínicas, uma em cada regional, equipando todas com aparelhos de raio-X e avisa que instalará 20 leitos de UTI e sonha em construir um hospital materno infantil.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172463/visualizar/