Programa de educação preventiva é aprovado na AL
Projeto de lei do deputado Gilmar Fabris (DEM) instituindo o “Dia Estadual do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência” - é aprovado pelos parlamentares. A proposta para virar lei, agora, depende da sanção do governador Blairo Maggi (PR).
A data escolhida para ser comemorada, anualmente, é o dia 14 de julho. O deputado Gilmar Fabris explica que o PROERD é aplicado para os estudantes das 4ª séries do ensino fundamental, por um policial militar instrutor do PROERD fardado e com auxilio de um professor.
“O objetivo do PROERD é realizar cursos, congressos, encontros sobre drogas e promover o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos. O instrutor, acima de tudo, é voluntário e selecionado diante por conta de sua conduta profissional ética e moral. Ele precisa possuir auto-estima elevada, ser dinâmico e afetividade para realizar seu trabalho”, disse Gilmar Fabris.
Em Mato Grosso, a Polícia Militar já vem desenvolvendo o PROERD desde 2000. Há época, o programa foi implantado pelo Major Alberto de Barros Neves junto às escolas e às Polícias Comunitárias.
“O PROERD nasceu de pessoas que insistem em fazer alguma coisa para reverter o caos que as drogas causam às famílias e à sociedade. elas querem deixar como contribuição à humanidade, seu empenho na construção pela paz e que as próximas gerações possam estar livres desse mal e com isso ter uma melhor qualidade de vida”, destacou o parlamentar.
De acordo com Gilmar Fabris, o PROERD é nome adotado no Brasil ao Programa DARE, implantado na Policia Militar do Rio de Janeiro e depois na Polícia Militar de São Paulo. O programa se expandiu rapidamente a partir de 1997, e hoje existem policiais militares instrutores em todos os estados brasileiros.
Comentários