Eleições Limpas é tema de audiência pública em Tangará
No próximo dia 5 de outubro todos os brasileiros voltam às urnas, desta vez para escolher prefeitos e vereadores.
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), lança a segunda fase da campanha 'Eleições Limpas', iniciada em 2006.
A campanha, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visa estreitar laços entre a Justiça Eleitoral e a sociedade estimulando um comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.
Diante disso, o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, realizou na manhã de ontem, no anfiteatro do Centro Cultural, a primeira audiência pública realizada em Tangará da Serra para aproximadamente 300 alunos de escolas públicas e particulares sobre as Eleições Limpas.
De acordo com o juiz, a campanha ajuda os eleitores a exercerem seus direitos. “Baseados na cartilha da campanha das eleições limpas, queremos conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e do seu papel na fiscalização do pleito. É importante também o eleitor estar ciente de que o voto é secreto e sigiloso, ou seja, não tem como saber em qual candidato cada eleitor votou, isso no sentido de pressão psicológica com relação à candidato sobre eleitor”, explicou.
Campos ressaltou também a importância da escola manter diálogos e debates com seus alunos sobre as eleições. “Temos que praticar o exercício efetivo de cidadania. Todos os eleitores devem participar de maneira construtiva, consciente e investigativa das eleições para que seja escolhido o melhor candidato para nossa cidade”, observou. O aluno do ensino médio, Josilei Martins Barbero Júnior, aprendeu a lição. “A audiência pública, a cartilha e todas informações recebidas estão me ajudando a esclarecer algumas dúvidas que tinha. Sendo assim, me ajudando a escolher e decidir o futuro da minha cidade”, concluiu Júnior.
Comentários