TSE aprova envio de tropas federais para 112 municípios nas eleições
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta segunda-feira pedidos de envio de tropas federais para 13 cidades no Amazonas, o que aumenta para 112 o número de municípios brasileiros que poderão contar com o reforço na segurança durante as eleições em outubro.
Com o pedido aprovado ontem, o Amazonas passará a ter soldados em 27 municípios. Os Estados que mais pediram o envio de forças para atuar na segurança dos eleitores foram Pará (82) e Amazonas (que agora soma 27 cidades).
As forças federais também atuarão em duas cidades do Tocantins, uma de Alagoas e nas áreas que se encontram sob a ameaça de milícias e do tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro.
No Rio, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já receberam a atuação dos militares.
Até esta segunda-feira (22), o tribunal registrou pedidos para o envio de força federal em oito Estados --Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. As requisições feitas pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) abrangem 218 municípios.
Nas eleições municipais de 2004, o TSE autorizou o envio de tropas federais para auxiliar na manutenção da segurança pública em 306 municípios de dez Estados --Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Amapá e Tocantins.
Já no 1º turno das eleições de 2006, o tribunal aprovou a ida de força federal para 142 municípios de nove Estados. No 2º turno do mesmo ano, 124 municípios em sete Estados receberam proteção federal.
Comentários