Comarca de Diamantino realiza semana da Conciliação
"O Poder Judiciário está firmemente comprometido com a difusão da cultura da conciliação como caminho mais acertado para a solução rápida de conflitos, preservando direitos e garantindo a satisfação dos envolvidos", argumenta a juíza Tatyana Lopes de Araújo Borges Diretora do Foro da comarca de Diamantino.
Em Diamantino, o movimento pela conciliação culminará com a comemoração referente ao Dia dos Juizados Especiais, 26 de setembro. Em todo o estado o evento prosseguirá até sexta-feira. Este ano, a expectativa dos organizadores do movimento é chegar as 3.100 audiências, superando o numero das realizadas durante o I Movimento pela Conciliação nos Juizados Especiais, em 2007.
Além dos magistrados, servidores e conciliares, estarão envolvidos na iniciativa os advogados e as partes que têm processo em trâmite nos juizados especiais. Mesmo aqueles que não forem intimados poderão participar de audiência de conciliação, bastando, para isso, procurar o juizado juntamente com a outra parte interessada no processo.
O objetivo dessa ação do Poder Judiciário Estadual, além de reduzir o número de processos em trâmite nos juizados, é de proporcionar mais celeridade à Justiça, promover a aproximação com a sociedade e também a pacificação social.
Em Diamantino o juizado espera realizar 25 audiências por dia, com expectativa de conciliação em 90% dos casos.
Comentários