Wilson joga para 1º turno e Mauro foca na 2ª rodada
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), candidato à reeleição, e o candidato do PR, Mauro Mendes, vão travar, nessas duas últimas semanas de campanha, uma dura "batalha" particular. O tucano vai jogar tudo para vencer as eleições no primeiro turno e o republicano trabalhar intensamente para que a decisão seja no segundo turno.
Os dois sabem que a vitória de um ou do outro está, em todas as pesquisas, dentro da margem de erro. A última pesquisa Gazeta Dados apontou, numericamente, a decisão no primeiro turno, com Wilson Santos tendo 42%, enquanto a soma dos demais candidatos atingido 41%. Já o Ibope mostrou, também numericamente, a realização dos dois turnos, com o tucano obtendo 38% e os demais candidatos 42%. No Gazeta Dados, a margem de erro é de 3,5% e no Ibope 4%.
Diante disso, os dois terão, primeiro, que conquistar os indecisos, que são 14% (Gazeata Dados), e, depois, conseguir votos dos demais candidatos. A "missão" de Wilson Santos é mais difícil já que teria de amealhar ao menos 50% dos indecisos e ainda assim tirar votos dos seus concorrentes.
Mas mesmo assim, há um certo otimismo na coligação Dante de Oliveira. "No Gazeta Dados, a primeira pesquisa, mostrava a realização do segundo turno e, a segunda, já indica a possibilidade de vitória no primeiro. No Ibope, a primeira pesquisa, a decisão no primeiro turno estava distante 14% e, na segunda, caiu para 4%", observou uma liderança tucana.
Se há otimismo entre os tucanos, também não falta entre os republicanos. Além do crescimento gradativo que vem tendo desde o início da campanha, Mauro tem como aliados os outros candidatos para levar as eleições para o segundo turno. E, o que é importante, o apoio do governador Blairo Maggi e do presidente Lula.
Apoios - Nessa "briga" particular, entra também o apoio de lideranças nacionais. O republicano recebeu ontem o apoio do ministro da Educação, Fernando Haddad, enquanto o tucano do governador de São Paulo, José Serra. Mauro conseguiu a gravação do presidente Lula em apoio a sua candidatura, Wilson Santos respondeu trazendo o governador de Minas, Aécio Neves.
O resultado dessa disputa é imprevisível, como será o segundo turno caso venha a ser realizado. Por isso, é preciso esperar até 5 de outubro para saber quem será o vencedor.
Comentários