Zé Domingos propõe disciplina de orçamento familiar nas escolas
Uma dos projetos em tramitação na Assembléia Legislativa promete trazer para a rede pública de ensino estadual uma nova maneira de contribuir com a formação do cidadão, dotando os estudantes da rede púbica de ensino à educação financeira, com o intuito de fazer com que estes estudantes tenham uma noção de como produzir e planejar as finanças pessoais e da família de maneira sustentável. Trata-se do Projeto de Lei do Deputado Zé Domingos que pretende instituir o Programa de Gestão Financeira Familiar vinculada ao Sistema Estadual de Ensino Fundamental nas séries de 5º a 8º ano.
Este programa pretende desenvolver os princípios de gerenciamento, avaliação e controle da economia familiar, oportunizando na futura geração de renda. A proposta sugere que seja desenvolvido na forma de palestras, através de exercícios sistêmicos interdisciplinarmente integrados as matérias já existentes.
Para o parlamentar a intenção da futura Lei é transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e investimentos dentro do orçamento familiar, para que os alunos cresçam com esse conhecimento e possam influenciar as decisões dos pais nessa questão.
Estão previstos no Programa de Gestão Financeira Familiar o enfoque de sete temas: família e qualidade de vida, importância e conceito do diagnóstico financeiro familiar, formas de identificação dos problemas orçamentários e financeiros e suas causas, além de fazer um diagnóstico financeiro analisando o conceito de receita bruta, receita líquida, custo e despesa. Outros pontos que serão trabalhados com os alunos são o planejamento e orçamento, os controles econômicos e financeiros aplicáveis dentro da administração famílias e o resultado disso para a geração de renda da família.
O deputado destaca na justificativa a importância deste programa para o futuro dessa geração, avaliando que o povo brasileiro não adquiriu a cultura de preparar seus filhos para gerir seus recursos próprios, e não prestam nenhuma orientação de modo geral. “A execução desse programa, adotando princípios básicos de planejamento e controle financeiro, irá possibilitar aos alunos a capacidade de planejar e saber controlar os gastos com o consumo desmedido. Acredito que após a adoção do programa, ele passará de mera disciplina escolar para um orientador financeiro para as famílias de nosso Estado”, esclareceu Zé Domingos.
A Lei quando aprovada será regulamentada pelo Governo do Estado, e permite que seja feito parcerias com a sociedade civil organizada que queiram contribuir com o Programa.
Comentários