TSE recebe mais de 3.000 recursos sobre registro de candidaturas
Até o início da tarde desta segunda-feira (15), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu 3.472 recursos de candidatos, partidos e coligações que disputam nestas eleições.
De acordo com o tribunal, todos os recursos estão relacionados a pedidos de registros de candidaturas que podem ou ter sido questionados pelo Ministério Público e coligações adversárias, ou negados pela Justiça Eleitoral, entre outros.
Segundo o TSE, São Paulo é o Estado com o maior número de recursos até o momento: foram 763 enviados ao tribunal até a tarde de ontem. Em seguida, vem Goiás, com 377; Minas, com 361; Bahia, com 311; e Alagoas, com 224 recursos.
De acordo com o tribunal, os candidatos a vereador são responsáveis pelo maior número de recursos, com 2.633 pedidos. Já os recursos de candidatos a prefeito e a vice-prefeito somam 698.
Já as coligações e partidos políticos respondem por 141 processos apresentados ao TSE desde o início da campanha eleitoral.
Motivos
Segundo informações divulgadas pelo TSE no início de setembro, a falta de quitação eleitoral foi a principal responsável pela rejeição de pedidos de candidaturas no país.
De acordo com o tribunal, dos 412 recursos apresentados até o último dia 3 por candidatos que tiveram suas candidaturas negadas pela Justiça Eleitoral, 106 referem-se à falta de quitação eleitoral.
Comentários