Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 16 de Setembro de 2008 às 04:35
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Na simulação de um 2º turno, o prefeito Wilson Santos (PSDB) repete a tendência de vitória e, portanto, de permanecer no comando da Capital. Num confronto entre ele e o candidato que tem o apoio do governador Blairo Maggi, Mauro Mendes (PR), Wilson teria 50% da votação contra 31% do adversário. Oito por cento declararam que votarão em branco ou nulo e 12% ainda aparecem como indecisos.

Neste confronto, os 18% de votos obtidos por Walter Rabello (PP) no 1º turno, 23% migrariam para o tucano enquanto 48% seriam repassados ao republicano. Dezesseis por cento declararam que votariam branco ou nulo e, 14%, permaneceriam indecisos.

Numa disputa envolvendo Walter Rabello e Wilson Santos, o tucano alcançaria uma votação ainda maior, chegando a 53%, distanciado 28 pontos percentuais do progressista, que ficaria com 25% do total de votos. Neste quadro, indecisos somariam 13% e, 9%, votariam em branco ou anulariam os votos.

A migração de votos de Mauro Mendes privilegiaria Wilson Santos. O tucano ficaria com 40% dos votos enquanto Rabello pegaria 20%. Vinte e três por cento declararam votação em branco ou nulo e 17% não responderam.

Perfil - Os eleitores que pretendem reconduzir Wilson Santos ao cargo de prefeito residem na sua maioria na região Oeste de Cuiabá (46%), sendo 44% do sexo masculino e com idade entre 25 a 34 e acima de 45 anos. Quarenta e oito por cento possuem curso superior completo, 44% o ensino médio e 39% são analfabetos ou fizeram parte do ensino fundamental. A renda familiar para 54% é acima de 10 salários mínimos; 51% recebem entre 5 a 10 SMs e, 38%, ganham até 5 SMs. Daqueles que asseguram o voto ao tucano, 73% garantiram que a decisão é definitiva. Apenas 17% admitiram que podem ainda mudar de idéia e 11% não responderam à pergunta.

Campanha - Os programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão tem audiência de 70% dos mil entrevistados pelo Gazeta Dados contra 30% que confessaram jamais terem acompanhado a mídia eletrônica. Só 1% não respondeu. Daqueles que emprestam audiência ao tempo destinado aos políticos, 43% preferem o formato do programa de Wilson Santos; 18% o de Walter Rabello e, também 18%, o de Mauro Mendes. O Procurador Mauro fica com 2%; Valtenir, 1%. Treze por cento não quiseram responder e 4% disseram que não assistem e nem ouvem nenhum dos programas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173230/visualizar/