Sedtur promove Caminhadas na Natureza em Diamantino neste domingo
O município de Diamantino (200 Km a Oeste de Cuiabá) sedia, neste domingo (14.09), mais uma etapa do projeto “Caminhadas na Natureza”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal.
De acordo com a coordenadora do projeto e técnica da Sedtur, Elizethe de Castillho, o órgão desenvolve a ação pelo segundo ano consecutivo e o objetivo é estimular a prática saudável da caminhada e dar acesso aos ambientes rurais que o Estado possui. “O projeto é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia, na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) tendo como representante nacional a associação ANDA BRASILl, localizada no Rio de Janeiro”, afirmou ela, Elizethe salienta que em Mato Grosso foram planejadas 23 caminhadas em 21 municípios, mas ela é realizada em 40 países num total de 6.600 circuítos espalhados pelo mundo.
A técnica informou ainda que a idéia é reunir em várias ocasiões durante o ano, pessoas das mais diferentes regiões visando estimular o turismo rural caminhando. A técnica explica que as marchas populares estão presentes em 40 países com um total de 6.600 circuitos espalhados por todo o mundo. A proposta do projeto também é trazer caminhantes do mundo inteiro para o Estado como forma de movimentar também o Turismo Rural em Mato Grosso.
Sobre as questões prática, Elizethe observou que o percurso é de aproximadamente 10 quilômetros. A largada acontece às entre 7 e 8 horas da manhã e o evento, em todas as etapas, vai até às 17h. Nesse tempo os caminhantes podem percorrer o trajeto, no caso de Diamantino é o circuito Estrada Reuna - Serra Calçada, conhecendo a região toda ou também parar durante esse tempo e apreciar o que lhe é apresentado no caminho como: produtos de comunidade rurais ou apenas contemplar as paisagens.
Em especial, nesta etapa de Diamantino, o participante fará uma viagem pelo tempo, passando pelo Centro Histórico; Igreja, Casa dos Viajantes, destaque para o Museu Rondon, onde se encontram valiosas peças de uso pessoais do Marechal Rondon , Patrono das Telecomunicações. Além disso, o caminhante poderá contemplar a natureza na Trilha do Areal, atravessar pelas águas límpidas do Rio Diamantino.
Dicas :
. Usar roupas e calçados leves e confortáveis
. Usar protetor solar, óculos escuros, hidratar (tomar água), se não estiver sentindo bem avisar o companheiro ou outros caminhantes que estiverem mais próximo.
Características Básicas do Circuito:
- Média de 10 km
- Trajeto Circular
- Posto de Controle (local onde será carimbado o crachá e oferecido água aos caminhantes)
. Tempo médio 02 a 03horas
- Cadernetas Internacionais
- Sinalização Internacional (Normas da ABNT).
Mais informações com Elizethe de Castilho, na Sedtur, em Cuiabá – Fone – (65) 3613-9313 e com o professor Odemar, em Diamantino - Fone:(65) 3336-1074
Elizethe adiantou ainda que o município de Rondonópolis sediará a próxima etapa, prevista para ocorrer no dia 21 deste mês.
Comentários