Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 10 de Setembro de 2008 às 03:38
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Ricardo Henry (PP), atual prefeito de Cáceres, perderia nas urnas para o seu principal adversário Túlio Fontes (DEM) se as eleições fossem hoje. Pesquisa do Instituto Gazeta Dados mostra o pepista na segunda colocação com 30% das intenções de voto estimulado, enquanto Fontes surge com 48%, uma diferença de 18 pontos percentuais. O quadro no município, a 25 dias do pleito, surge praticamente definido em favor do democrata. Na sondagem estimulada, o entrevistado indica o nome de sua preferência ao verificar a lista de candidatos.

Realizada nos dias 6 e 7 de setembro, a pesquisa aponta em terceiro lugar Beto do São Lucas, filiado ao PSC, com 4% da votação. O Gazeta Dados ouviu 400 moradores de Cáceres que, através da técnica Survey com a aplicação de questionários padronizados, são representativos do eleitorado da cidade. O registro da pesquisa foi feito junto à 6ª Zona Eleitoral da Comarca de Cáceres e recebeu o número 010/2008.

Para a amostragem foram consideradas características socioeconômicas da população, além do sexo, idade e escolaridade, utilizando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda na avaliação do voto simulado, o percentual de indecisos chega a 15%. Brancos e nulos somam 3%.

Espontâneo - O favoritismo de Túlio Fontes, que já foi prefeito de Cáceres e perdeu as eleições para Henry em 2004, aparece também na votação espontânea, aquela em que o eleitor é questionado pelo entrevistador e diz em quem votará sem qualquer tipo de indução. O democrata conquistaria 40% dos votos e o pepista 25%, totalizando uma distância de 15 pontos percentuais. Beto do São Lucas permaneceria "o lanterna" com os mesmos 4% obtidos no voto estimulado. Na espontânea, onde a decisão de voto é tida como consolidada, o índice de indecisos salta a 24%. Sete por cento declararam que em outubro vão votar em branco ou optar pela anulação.

Votos válidos - Quando o Gazeta Dados faz a confrontação dos votos válidos, quando são retirados os percentuais de indecisos e brancos e nulos, Túlio Fontes alcança 59% dos votos contra 37% atribuídos a Ricardo Henry e 4% - novamente - a Beto do São Lucas, que disputa em chapa pura. A diferença de votos entre os dois primeiros colocados atinge 22 pontos percentuais. Do primeiro ao último, o índice é de 55%. Em Cáceres, 58.474 mil eleitores estão aptos a votar em outubro próximo, sendo 29.438 mulheres e 29.007 homens.

Margem de erro - O Gazeta Dados trabalhou com uma margem de erro definida em 4% a maior ou a menor, o que significa que de cada 100 pesquisas realizadas, 95% estariam dentro dessa oscilação. Os votos válidos de Fontes (59%) vão a 55% na margem inferior e 63% na superior. O atual prefeito, Ricardo Henry, com os 37% alcançados, teria uma variação de 33% a menor e 41% a maior. Beto do São Lucas chega a zero ponto e atinge o máximo de 8% da votação.

Rejeição - Quando os pesquisadores do Gazeta Dados questionam os entrevistados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 28% apontam Beto do São Lucas; 21% Ricardo Henry, que comanda o município desde janeiro de 2005. Túlio Fontes, neste caso, inverte a posição, e tem a menor rejeição com 11% das indicações das 400 pessoas ouvidas pelo instituto. Indecisos somam 24%, enquanto 16% indicaram nenhum deles.

Vitorioso - Nesta primeira rodada de pesquisa em Cáceres, o Gazeta Dados, que realiza pesquisas exclusivamente para serem publicadas em A Gazeta, aplicou também a seguinte pergunta no questionário: "Quem vai ganhar as eleições?". Novamente Túlio se destaca com a convicção de 45% do eleitorado contra 34% conquistados por Henry. Três por cento foram dados ao candidato Beto; 16% se revelaram indecisos e 2%, acham que nenhum dos nomes sairá vencedor nas urnas no dia 5 de outubro. Uma outra pergunta aplicada nesta amostragem foi "Qual candidato está fazendo a melhor campanha eleitoral?". Outra vez a escolha favorece o democrata com 37%, mas a diferença entre ele e o pepista se aproxima bem. Henry obteve 34%. Beto São Lucas, 2%. Vinte e um por cento preferiram não votar e 6% não optaram por nenhum deles.

Perfil - A maioria dos eleitores de Túlio Fontes estão concentrados na região urbana de Cáceres. São 51% e, 40%, na zona rural. Desses, 48% são mulheres e, 47%, homens. O democrata tem grande penetração entre os eleitores que concluíram o ensino médio, totalizando 51%. Enquanto 47% se declararam analfabetos ou com parte do ensino fundamental, 35% garantiram ter curso superior completo. Em se tratando de faixa etária, Fontes tem a preferência maior de eleitores entre 35 a 44 anos, com 54%, seguido por 48% com mais de 45, 45% na faixa de 16 a 24 anos e 44% entre 25 a 34 anos. A renda familiar, para 50%, é de 5 a 10 salários mínimos; 48% afirmaram possuir vencimentos de até 5 SMs e, 43%, ganha acima de 10. O adversário Ricardo Henry chega bem na zona rural com 32% dos votos, sendo a maioria formada por homens - 32% -, índice igual ao de analfabetos e daqueles que cursaram o ensino fundamental. Ele se sai melhor entre eleitores de 25 a 34 anos com 36% e, 32%, que recebem de 5 a 10 salários.

Vereadores - O Gazeta Dados fez pesquisa sobre a preferência dos eleitores cacerenses em relação aos candidatos proporcionais. Como sempre destaca, a amostragem não possui um valor científico e o resultado das urnas pode ser completamente diferente. As indicações dos candidatos refletem uma posição de momento. Na pesquisa, aparecem 60 nomes com percentuais entre 0,25% a 3,26%.

Lideram a preferência do eleitorado os candidatos Da Silva, Alencar e Rubens Macedo, com 3,26% das intenções de voto. Em seguida, está Modesto com 3,01%, acompanhado por Céli Silva, Salvador e Pastora Rosemar, que obtiveram 2,26%. Leomar Motta alcançou 1,75% enquanto Gregório e Josuel Alcântara 1,25%. Com 1%, estão Alonso Batista, Cabo Nilson, Celson Fanaia, Marilene e Rosimar. (Veja quadro completo nesta página)

Dos mais de 58 mil eleitores cadastrados em Cáceres, 37,84% ainda não escolheram um candidato para preencher uma das vagas da Câmara Municipal a partir de 2009. Já 13,78% não responderam aos entrevistadores.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173495/visualizar/