Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 15:16

    Imprimir


A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) participará do lançamento da campanha Eleições Limpas em Mato Grosso, no dia 22 de setembro, às 20 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). Organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado (MCCE/MT), a iniciativa tem o apoio de vários segmentos da sociedade civil organizada.

O juiz maranhense e assessor da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília (DF), Marlon Jacinto Reis, será o palestrante convidado. Idealizador do projeto Eleições Limpas, ele abordará questões como corrupção eleitoral, compra de votos, ameaças a eleitores e formas de denunciar possíveis irregularidades cometidas por candidatos.

O presidente da Amam, Antonio Horacio da Silva Neto, considera a iniciativa importante para a lisura do processo eleitoral. “O convite feito pelo MCCE para ser entidade parceria vem ao encontro das políticas associativas que a Amam desenvolve”, disse. “A Associação de Mato Grosso sempre lutou por essa bandeira, acompanhando a tendência da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Portanto, a participação no evento marcará a presença da magistratura mato-grossense no sentido de estar vigilante para que o processo democrático ocorra sem nenhuma vicissitude”, acrescentou.

Desde 2002, o MCCE vem se fortalecendo e construindo parcerias importantes com o objetivo de combater a corrupção eleitoral. “A parceria com instituições como a Amam fortalece o movimento e nos dá a certeza de que estamos caminhando no rumo certo para construir eleições verdadeiramente democráticas onde a lisura do processo eleitoral seja transparente, que todos possam acreditar na democracia verdadeira em nosso país”, disse o coordenador do MCCE/MT, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará. “Somos altamente premiados com a presença de uma figura tão importante para falar para a sociedade como todo”, completou Vilson Neri, advogado do MCCE.

Já o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, ressalta a importância da união do Judiciário no combate aos crimes eleitorais. “Entendo que estamos passando por um momento ímpar da nossa história jurídico-eleitoral quando a consciência de que a compra de votos é crime se alargou. Por isso, compete a nós o combate a este crime que considero de lesa-pátria e que depois acarreta na punição de toda sociedade”, disse. O advogado complementa: “A Amam congrega a magistratura do Estado e à medida que a instituição acena para os fatos que demonstram a existência da compra de votos e mostram esse câncer social, com certeza, os magistrados abraçarão a causa não só por questão de ofício, mas de cidadania”.

Eleições Limpas - A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne mais de 13 mil juízes, preocupada com o fortalecimento da democracia, apresenta a segunda fase da campanha Eleições Limpas, iniciada em 2006. Agora, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha tem o objetivo de estreitar os laços entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, estimulando um comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.

A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), filiada a AMB, está engajada no combate eficaz à corrupção eleitoral, sob todas as suas formas, e não é tarefa que se possa levar adiante sem a colaboração da sociedade. Com esse propósito, a AMB, com o apoio do TSE, elaborou uma cartilha com as principais informações que o eleitor precisa saber para assumir uma postura ativa e denuncie as irregularidades eleitorais às autoridades competentes.

Os interessados em obter mais informações sobre a campanha basta acessar www.amb.com.br/eleicoeslimpas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173608/visualizar/