Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 09:04
Por: Rafael Costa

    Imprimir


Dos dois candidatos a prefeito, um está internado em São Paulo, após sofrer infarto, e o outro foragido por força de uma decisão judicial

A um mês das eleições, o município de Paranatinga, localizado a 375 quilômetros de Cuiabá, está sem candidatos à prefeitura. O episódio inédito na cidade, que tem aproximadamente 21 mil habitantes e 54 candidatos a vereador, surgiu de forma inusitada.

O prefeito Francisco Carlos Carlinhos Nascimento (PMDB), candidato à reeleição, está foragido da Justiça. Ele teve a prisão civil decretada por seis meses acusado de ser depositário infiel de R$ 612 mil em um processo envolvendo uma empresa que prestou serviços de ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade.

Já o seu único adversário, Vilson Pires (PRP), está internado devido a sérios problemas de saúde. No dia 21 de agosto, antes de iniciar um comício, sentiu-se mal, e logo depois um diagnóstico detectou um infarto.

Hospitalizado na UTI do Hospital Santa Rosa, foi submetido a uma cirurgia delicada. Apesar da notícia divulgada pela família de que a recuperação caminha bem, há informações de que o candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde segue internado.

Na ausência de Carlinhos, o candidato a vice-prefeito Rafael Dela Justina (PSDB), tem participado dos arrastões para pedir votos aos eleitores, em substituição ao titular da coligação Frente pelo Progresso (PSDB-PRB-PTB-PPS-PDT-PP-PSB-PMDB).

Do outro lado, pela coligação Juntos por Paranatinga (PR-PTN-PRP-PV-DEM-PT), o também candidato a vice-prefeito Jaime Dias Pereira Filho (DEM) assumiu a liderança de campanha e tem participado das atividades políticas em busca de votos dos eleitores.

Vilson Pires (PRP) já foi prefeito de Paranatinga no período de 1997 a 2000, enquanto o postulante a vice, Jaime Pereira Filho, exerceu mandato no período de 1989 a 1992. Ambos têm o apoio das esposas na busca pelo voto. A presidente do PV municipal, Neide Freitas, esposa de Vilson, desenvolve ações sociais e tem a simpatia da população nos arrastões que tem feito pela cidade. Já Neide Pereira, esposa de Jaime Filho, segue os mesmos passos e pede voto a chapa do marido, sobretudo nos bairros mais carentes, onde é idealizadora de programas sociais.

A situação política de Paranatinga não é assustadora para o candidato a vice-prefeito Jaime Dias Filho. “A situação acontece devido a problemas de saúde do titular. Ninguém espera que uma doença surja num momento de disputa eleitoral. Mas o ritmo de campanha está embalado, na qual me apresento na condição de candidato a vice-prefeito e apresento às propostas”, revela. Ele também tem participado do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão.

Já o candidato à reeleição Francisco Carlos, embora foragido, é quem aparece no horário espaço de propaganda eleitoral pedindo votos aos eleitores. A situação não é impedida pela legislação eleitoral. É o que explica Edivaldo Rocha dos Santos, secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). “Não há nenhuma condenação contra o candidato. Então, o que ocorre ali é a presunção da inocência”. Mas dá recomendações para possíveis irregularidades. “Qualquer representação deve ser formulada ao juiz da 57ª Zona Eleitoral, responsável pela cidade de Paranatinga”.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173646/visualizar/