Espanha segue na liderança do ranking da Fifa; Brasil é apenas sexto
Vencedora da Eurocopa disputada em junho, a Espanha aparece na liderança do ranking da Fifa pelo terceiro mês consecutivo em setembro, enquanto o Brasil continua na sexta colocação, a mesma de agosto. O time de Dunga não atuou no último mês na data reservada para amistosos pelo fato de todo o staff do time estar envolvido com a disputa dos Jogos Olímpicos.
A principal alteração no ranking divulgado hoje pela Fifa em relação ao do mês passado está na vice-liderança, agora ocupada pela Itália, atual campeã mundial, que ultrapassou a Alemanha, vice-campeã européia . A Azurra, que voltou a ser comandada pelo treinador Marcelo Lippi, vem de um empate em 2 a 2 com a Áustria em agosto.
Apesar de não terem conseguido grandes resultados internacionais ultimamente, a Holanda e a Croácia continuam à frente do Brasil no ranking, ocupando respectivamente a quarta e a quinta colocações.
Depois de conseguir apenas um empate contra Belarus em 0 a 0 em agosto, a Argentina aparece na sétima colocação, uma posição atrás do Brasil. República Tcheca, Portugal e Turquia completam a lista das dez melhores seleções do mundo, segundo a Fifa. O próximo ranking será divulgado no dia 8 de outubro.
O último mês em que a seleção brasileira figurou na liderança do ranking mundial foi em agosto de 2007, logo após a conquista da Copa América daquele ano. Em setembro do ano passado, o time nacional era o terceiro e subiu uma posição no mês seguinte, lugar em que se manteve até junho de 2008.
Em julho, o Brasil apareceu em quarto e, no mês seguinte caiu duas colocações. A sexta posição foi mantida neste mês de setembro.
O time comandado pelo técnico Dunga não faz boa campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e ocupa apenas a quinta colocação. Os pentacampeões mundiais enfrentam Chile e Bolívia, nos dias 7 e 10 de setembro, precisando de bons resultados para não ficarem distantes da zona de classificação para o Mundial da África do Sul.
DEZ MELHORES DO RANKING
1 Espanha 1.565
2 Itália 1.339
3 Alemanha 1.329
4 Holanda 1.295
5 Croácia 1.266
6 Brasil 1.252
7 Argentina 1.230
8 República Tcheca 1.134
9 Portugal 1.120
10 Turquia 1.033
Comentários