TSE proíbe divulgação de pesquisa Ibope em Maringá
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso em que o Ibope pedia para divulgar pesquisa sobre intenção de voto a candidatos a prefeito de Maringá nas eleições 2008. O instituto de pesquisa buscava suspender decisão do juiz eleitoral que acolheu uma representação da Coligação Sou Mais Maringá contra a publicação da pesquisa.
A Coligação Sou Mais Maringá questiona a pesquisa sob o argumento de que ela não incluiu seu candidato a prefeito, Wilson Quinteiro, na simulação de segundo turno nas eleições do município. A coligação é formada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Democratas (DEM).
O Ibope afirmou na ação encaminhada ao TSE que, se a pesquisa não for imediatamente liberada para divulgação, "não servirá absolutamente para nada". No entanto, o ministro Felix Fischer ressaltou em sua decisão que não vê o perigo de demora apontado na ação.
O ministro afirmou que ainda há recurso do Ibope pendente de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná e, caso fosse concedida a liminar para divulgação da pesquisa, isso esvaziaria a análise do próprio recurso.
Comentários