Três novatos lideram pesquisa de vereador em Cuiabá
O Gazeta Dados também foi às ruas verificar o cenário eleitoral em relação aos candidatos proporcionais. Aqueles que disputam uma das 19 vagas que estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro de 2009 na Câmara de Vereadores de Cuiabá. Vale lembrar que a pesquisa não possui um índice de acerto próximo a um futuro resultado. Os entrevistadores apenas perguntam "em quem você votaria na eleição proporcional"? A amostragem, que não tem valor científico, é espontânea e reflete a vontade pessoal do eleitor.
Nesta pesquisa foram citados 106 nomes dos mais variados partidos na Capital, mas somente 28 deles alcançaram pontuações acima de 1%. Grande parte dos candidatos lembrados pelas 803 pessoas ouvidas pelo Gazeta Dados, entre os dias 25 e 27 de agosto, compõem a "Coligação Dante de Oliveira", encabeçada pelo atual prefeito Wilson Santos (PSDB). O tucano está na dianteira com 40% da preferência dos cuiabanos, no primeiro prognóstico apresentado pelo instituto para as eleições 2008.
Dos 28 lembrados, só 3 alcançaram 2% das intenções de votos e supostamente estariam em primeiro lugar na corrida por um assento na Câmara. São eles: Everton Pop (PP); Arnaldo Penha (PMDB) e Itamar Will (PSDB). Os outros restantes - 25 - tiveram apenas 1% das indicações do eleitorado da Capital. Entre esses, estão candidatos que tentam a reeleição como Lueci Ramos (PSDB); Leve Levi (PP); Clovito (PTB); Domingos Sávio (PMDB), Lutero Ponce (PMDB); Marcus Fabrício (PP); Luiz Poção (PP) e Ivan Evangelista (PPS). (Confira quadro nesta página)
Na lista dos indicados há 1 jornalista, Toninho de Souza (PDT); 1 petista, Tião Goiabeira e diversos candidatos evangélicos, alguns são pastores como Washington. Aparecem muitos novatos e filiados a siglas poucos conhecidas, entre elas o PRTB, PRB, e PHS.
Considerando os números da pesquisa, pode-se arriscar a dizer que a eleição para vereador ainda está bastante indefinida. É altíssimo o percentual daqueles que declararam não ter candidato - 39% - e o percentual de indecisos - 21%.
Comentários