Maggi tem a administração aprovada na Capital de MT
A forma com que o governador conduz o Estado possui em Cuiabá 49% de satisfação, 27 pontos percentuais a mais em relação àqueles que criticam a gestão
O governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PR), que está no segundo mandato, tem a administração aprovada pela maioria da população de Cuiabá. Pesquisa Gazeta Dados, realizada nos dias 25 a 27 de agosto, mostra que o chefe do Executivo Estadual obteve um índice de satisfação de 49% entre o total de entrevistados pelo instituto, que realiza pesquisas há 16 anos com o único objetivo de informar o leitor do jornal A Gazeta.
Maggi, que estreou na política há poucos anos, foi criticado por 12% da população da Capital que avalia o desempenho da gestão dele no Palácio Paiaguás como negativo. Este percentual é a somatória de 6% no quesito ruim com 6% de péssimo. Mas o índice de rejeição a Blairo está bem distanciado da aprovação. São 27 pontos percentuais que afastam o governador de uma desaprovação.
Eleito pelo PPS e agora republicado, Maggi recebeu 8% de ótimo, 41% de bom e 37% de regular, que tanto pode ser uma avaliação positiva como negativa. Se considerarmos como regular positivo, o governador salta a 86% de aprovação. Apenas 2% dos entrevistados pelo Gazeta Dados preferiram não avaliar Maggi.
A pesquisa é a primeira de uma série de 3 rodadas a serem feitas em Cuiabá antes das eleições de outubro. Foi protocolada na Justiça Eleitoral e registrada sob o número 041/2008. Nela foram ouvidas 803 pessoas em 190 bairros de 4 regiões. A técnica usada pelo instituto é a Survey capaz de garantir resultados bem próximos a margem de erro, definida em 3,5% a maior ou a menor.
Wilson Santos - O atual prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição ao cargo, também teve a administração aprovada conforme a pesquisa do Gazeta Dados. Somando-se 10% dos entrevistados que consideram a gestão do tucano como ótima e 40% como boa, são 50% de satisfação. Treze por cento avaliam como negativo o desempenho de Wilson no comando da Capital. São 7% de ruim e 6% de péssimo. Já 1% optaram por não responder ao questionamento.
Na mesma análise feita a Maggi, Santos também teria um número significativo de aprovação, se for levado em conta o percentual de regular, que é 36%. Somando-se aos 50% de ótimo e bom, o prefeito tucano chegaria aos mesmos 86% de satisfação atribuídos ao governador de Mato Grosso, num prognóstico de que o regular seria positivo.
Wilson surge com boa penetração nas regiões Oeste e Sul da Capital na avaliação de governo e na sondagem de voto estimulada, divulgada ontem por A Gazeta que mostrou o prefeito como líder na corrida pelo Palácio Alencastro com 40% das intenções de voto. Nas duas regiões ele chegou a 84% de preferência. Já na região Leste alcançou 39% e, na Norte, 36%.
Lula da Silva - Entre os 3, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder em aprovação na Capital mato-grossense, atingindo 60%. Enquanto 15% da população considera o petista como ótimo administrador, 45% o avaliam como bom. Lula é o menos rejeitado entre Maggi e Wilson e possui um índice de apenas 11%, 6% ruim e, 5%, de péssimo.
O presidente, que está no exercício do segundo mandato, também alcançaria uma aprovação bastante boa se as indicações de regular forem tidas como positivas e somadas ao índice total de aprovação. Seriam 88% de satisfação no universo de 803 pessoas ouvidas pelo Gazeta Dados. Somente 1%, repetindo o percentual alcançado pelo tucano, não responderam aos entrevistadores do instituto.
Comentários