Brasil bate recorde de importação de trabalhadores
No primeiro semestre do ano, o número de autorizações chegou a 18,2 mil – um crescimento superior a 45% em relação a igual período do ano passado –, entre permissões temporárias e permanentes.
De acordo com especialistas em recursos humanos e em economia, o movimento reflete o crescimento da economia brasileira e pode trazer novos benefícios ao país.
Os dados do Ministério do Trabalho se restringem a um período relativamente curto, de cinco anos. Mas, considerados os números do primeiro semestre de cada ano, desde o início da série histórica, o total de estrangeiros que veio trabalhar no Brasil quase dobrou. Passou de 9,3 mil, em 2004, para 18,2 mil, em 2008.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Imigração, do Ministério do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, a vinda de profissionais temporários está ligada à compra de máquinas e equipamentos no exterior pela indústria brasileira.
Entretanto, ele ressalta que, depois do início da operação dessas máquinas, esses profissionais voltam para casa, repassando, em muitos casos, o trabalho a brasileiros.
Comentários