Baixa umidade deve perdurar até setembro em Mato Grosso
A umidade do ar deve continuar abaixo dos 30% em Mato Grosso, no Distrito Federal, Goiás, e no oeste de Minas Gerais pelo menos até setembro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A baixa umidade só deve começar a ser revertida no início da época de chuvas, o que ocorre, em geral, por volta da segunda quinzena de setembro, segundo o meteorologista do Inmet, Luiz Cavalcanti.
O meteorologista do Ministério da Integração Nacional, Rodrigo Pereira explicou que a umidade relativa do ar é uma medida para a quantidade de vapor disponível na atmosfera. Segundo ele, quando a umidade atinge níveis abaixo dos 30% "há um desconforto para a população".
É desaconselhado a prática de atividades ao ar livre, principalmente do período das 14h às 16h, quando a umidade está mais baixa. Também é aconselhado o consumo constante de líquidos, de preferência água e sucos de fruta.
De acordo com Rodrigo Pereira, a baixa umidade favorece a ocorrência de incêndios florestais. Por isso, a população deve evitar atividades que possam atear fogo na vegetação ressequida.
Comentários