Pesquisa aponta alteração em todo o quadro político de MT
Os dados se baseiam no crescimento consistente do nome do candidato republicano, que deve boa parte ou a quase totalidade de sua popularidade ao governador Blairo Maggi (PR) que continua influenciando, e muito o eleitorado no município, primeiro pela sua avaliação positiva, segundo pelas obras que vem constantemente inaugurando no município, além de sua presença quase constante na cidade.
Aliás, esse não é um privilégio do governador Blairo Maggi (PR), pois todos os governadores anteriores a ele também tinham influência positiva em Cuiabá e em outros municípios, só que com o advento da reeleição esse poder se propagou ainda mais. Mesmo assim não dá para desconhecer que a eleição de Wilson Santos (PSDB) em 2004 contrariou a lógica aparente, pois não restou dúvidas de quem realmente Maggi e seu grupo político estavam apoiando nas eleições em Cuiabá, que o diga a 1ª. Dama, Terezinha Maggi.
O certo é que numa reunião da estratégia de campanha de Mauro Mendes, os números da pesquisa deste Instituto foram festejados e abriram uma grande perspectiva do grupo político do governador Blairo Maggi que no início da campanha eleitoral demonstrava peso e principalmente incapacidade de vencer a indiferença encontrada nas ruas por um nome desconhecido e sem projeções políticas.
Outro ponto que a pesquisa deixou claro é que a campanha está ganhando um novo contorno pela falta de ação dos dois principais candidatos, o prefeito Wilson Santos (PSDB), candidato a reeleição e o ex-deputado Walter Rabello (PP).
Com a grande possibilidade de um eventual segundo turno das eleições, os candidatos evitaram o confronto e as críticas diretas de olho em possíveis apoios, já que o segundo turno é uma nova eleição e invariavelmente os resultados eleitorais tendem a mudar.
O certo é que Mauro Mendes (PR) caminha para ser a nova zebra eleitoral a se confirmarem os números das pesquisas que não são infalíveis, mas sempre demonstraram resultados praticamente homogêneos, o mesmo pode estar no segundo turno e definir uma eleição que altera por completo o quadro político e sucessório de Mato Grosso para 2010, quando o governador Blairo Maggi completa seu segundo mandato como Chefe do Poder Executivo.
Mauro Mendes além de coringa pode vencer as próprias resistências internas do seu partido o PR, onde muitos colocaram gosto ruim em sua campanha por defenderem um entendimento futuro com Wilson Santos, que mesmo negando todos sabem que será candidato ao Governo do Estado.
Comentários