Estudo: brasileiro desconhece quanto paga de tarifas
A maioria dos brasileiros que possui conta bancária não sabe quanto paga de tarifas. Segundo uma pesquisa da Fecomércio-RJ, encomendada à Ipsos Public Affairs, 67% dos correntistas desconhece os valores cobrados pelos bancos, contra 64% no ano passado.
Ainda segundo o levantamento, em 2008, 37% dos entrevistados declararam ter conta bancária, contra 33%, em 2007. Este ano, 23% dos brasileiros possuem cartão de crédito, contra 20% no ano passado.
Em 2008, 32% dos entrevistados afirmaram estar pagando algum tipo de financiamento, contra 39% do ano passado. No topo da lista de produtos financiados estão aquisição de eletrodomésticos, pagamento de dívidas e compra de artigos do vestuário. Já o parcelamento de veículos foi citado por 16% no recente levantamento, contra 7% do anterior.
A média do número de prestações se manteve praticamente em linha na comparação, mas há um avanço no total de parcelas para a aquisição de imóveis, que saltou de 93, em 2007, para 153 este ano, e para pagar gastos com viagem, de quatro para 25.
Assim como no ano passado, os consumidores optaram, em primeiro lugar, por financiar direto nas lojas, seguido por cartão de crédito e empréstimo pessoal em bancos.
A pesquisa também apurou que caiu o percentual de consumidores que têm o valor mensal do parcelamento superior a sua renda pessoal, de 18% para 12%. Entre todos os que têm financiamento, a proporção média é de 19% da renda pessoal comprometida com o parcelamento.
A maioria dos brasileiros (79%) que optou pelo financiamento alega que não tinha dinheiro suficiente para pagar à vista. Assim, 69% afirmaram, este ano, que escolhem parcelar mesmo que o valor seja maior do que o à vista. No ano passado, o percentual era de 77%.
Entre os brasileiros que não têm nenhum financiamento, 42% afirmaram que só compram à vista, 31% disseram que já tiveram, mas no momento não têm nenhum e 16% culparam os altos juros. Foram entrevistadas mil pessoas em 70 cidades e nove regiões metropolitanas.
Comentários