Bombeiros controlam fogo na aldeia Umutina, em Barra do Bugres
Uma equipe de 19 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) retornou hoje (25), da Reserva Indígena Umutina, localizada a 30 km do município de Barra do Bugres onde atuaram no combate a um incêndio florestal.
Os bombeiros ficaram cinco dias no local utilizando motosseras, bombas costais, foices, entre outros materiais e equipamentos para eliminar o fogo que consumiu aproximadamente dois mil hectares de mata, incluindo vegetação subterrânea (raízes), superfície e copa das árvores.
O 3º sargento BM Anderson César Carulla explica que foi difícil combater o fogo no local, uma vez que o acesso aos focos de incêndio eram feitos manualmente já que a floresta era fechada. "Tínhamos que caminhar uma ou até duas horas para chegar aos pontos de incêndio", relatou.
Para a chefe do Departamento de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Barra do Bugres, Fátima Aparecida Desto, o trabalho dos bombeiros foi imprescindível para eliminar o incêndio e poupar a aldeia e o próprio município. "Se não fosse por eles nós sentiríamos muito mais os efeitos do fogo porque o incêndio chegaria até os limites da cidade o que formaria uma nuvem de fumaça sobre toda a zona urbana afetando a saúde da população e prejudicando até mesmo o comércio", ressaltou.
A equipe aproveitou a presença na aldeia, que tem mais de 400 índios, para ministrar uma aula de prevenção às queimadas e técnicas de manejo contra incêndio florestais.
Comentários