Número de queimadas urbanas em 2008 é menor
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SDU) tem recebido uma média de 20 ligações diárias no telefone 3511-6910, o Disck Queimadas da Prefeitura.
De acordo com o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Picin, o número de denúncias são inferiores as do ano passado. “A situação em 2007 foi mais crítica. Acreditamos que a participação da comunidade tem sido fundamental para reduzir esses índices” afirmou.
Em 2007 no mês de julho, foram aplicadas mais de 150 infrações, em 2008 o número chegou a 70. Até ontem, quinta-feira, 21, os fiscais da SDU haviam emitido cerca de 110 multas, o equivalente a pouco mais de R$ 26 mil.
“No ano passado os fiscais primeiramente notificavam e numa segunda ação da mesma pessoa, emitiam a multa, porém nesse ano decidimos ser mais rígidos, emitindo a infração imediatamente quando é confirmada a ação. Somente nos casos de queimadas menores, em que o morador apaga o fogo imediatamente e se compromete a não cometer mais aquela ação, não é emitida a multa” explicou Picin.
Além da fiscalização, a Prefeitura está trabalhando também com a orientação. Palestras estão sendo desenvolvidas nas escolas com o intuito de ensinar maneiras de como se evitar uma queimada e os perigos que ela pode trazer. Além de blitz de conscientização que também reforçam o número do Disck Queimadas.
“O 3511-6910 é um canal direto do Poder Público com a sociedade, por isso precisamos divulgá-lo com bastante ênfase para que a população sempre o tenha em mãos” explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Grotto.
A multa para quem praticar queimada em lixo é de 100 UR (Unidade de Referência) e no caso de terrenos baldios é de 0,50 UR por metro quadrado, a UR equivale a R$ 1,41.
Comentários